Em linha com a modernização para ganhar agilidade e eficiência nos negócios por meio de dados e inovação nas ações de Marketing, a Oracle montou a primeira Performance Room da companhia em sua sede brasileira, em São Paulo, para atender toda a América Latina. A iniciativa conta com soluções de marketing digital da própria Oracle para oferecer dados, insights e apoio estratégico à área de Vendas e Marketing. Além disso, a sala serve para ganhar produtividade, integração no planejamento e execução das campanhas, bem como agilidade na otimização de geração de leads, influência nos negócios e impacto direto na assertividade de transações com os clientes Oracle.
A Performance Room usa algoritmos de machine learning, analytics e soluções de Customer Experience que ajudam nas tomadas de decisão, uma vez que é possível cruzar dados, verificar a base instalada, interações e acompanhar a jornada dos clientes por região, país, setor e produto.
O projeto-piloto, implementado há cerca de seis meses, está sendo observado de perto pela Oracle Corporation, que estuda replicar o modelo em outros países. Segundo Marcelle Paiva, diretora sênior de Marketing da Oracle América Latina, nesses primeiros meses foi possível melhorar a performance da companhia no geral e, pensando no impacto da área de Marketing para o negócio, foi registrado um crescimento de 339% na identificação de oportunidades. e observar um impacto direto no negócio. “Estamos fazendo realmente Marketing Moderno com base nos dados com as melhores práticas do mercado”, destaca Marcelle.
A partir da sala, o time com 15 profissionais de Marketing e analistas de dados, monitora e gerencia todas as atividades da Oracle a fim de identificar o impacto delas junto aos clientes aprimorando a gestão do relacionamento com a base atual e prospects. As soluções da Oracle da Performance Room permitem acompanhar as campanhas de awareness, geração de leads e todo o funil de vendas, tudo em tempo real.
“Vimos um enorme salto na eficiência e assertividade das nossas campanhas, e isso é apenas o começo”, comenta Marcelle. “A chegada de tecnologias como machine learning ao marketing traz para os negócios um nível de inteligência inédito na hora de identificarmos, qualificarmos e acionarmos os leads de vendas, além de acompanhar a jornada dos clientes nas campanhas. O ganho de agilidade e o impacto nos resultados tem sido impressionante, em especial na gestão do inbound marketing.”
A Performance Room também ampliou as capacidades da Oracle em entender e abordar as pequenas e médias empresas, um mercado bastante pulverizado e com características distintas. “Graças à nuvem, a alta tecnologia está disponível para as empresas de todos os tamanhos, e a Oracle está focada em levar a transformação também para as pequenas e médias. Com inteligência de dados, conseguimos abordar este cliente no momento certo, com a solução certa. Temos certeza de que ainda existe muito espaço para crescermos”.