A Equinix – empresa global de interconexão e data center – tem provido serviços para a Megatelecom, empresa que oferece serviços personalizados na área de telecomunicações, há 6 anos, quando a operadora, ainda pequena, herdou um rack com a aquisição de uma empresa que já era cliente do IBX® SP1 (data center da Equinix localizado no centro de São Paulo). Durante os anos subsequentes, a Megatelecom consolidou presença em todos os sites da Equinix em São Paulo. Também aprimorou sua oferta ao agregar em seu ambiente outras soluções da companhia, como o Equinix Cloud Exchange™, Cross Connects e Link PAP.
Durante os últimos três anos, a Megatelecom cresceu em dez vezes seu volume de negócios e associa esse crescimento à possibilidade de conquistar novos clientes, especialmente internacionais, dentro da Plataforma Equinix. “Muitas empresas globais utilizam a Plataforma para vir para o Brasil, estabelecer-se e gerar novos negócios, o que nos dá a oportunidade de firmar parcerias com essas organizações”, afirma Carlos Eduardo Sedeh, CEO da Megatelecom Telecomunicações. “A Equinix estabeleceu-se em uma posição dominante no mercado de data center, agregou valor ao serviço e, hoje, prioriza a interconexão, oferecendo uma ótima experiência aos clientes, com uma visão futura de mercado, o que também é excelente para nós”.
Para Eduardo Carvalho, presidente da Equinix no Brasil, o caso é um importante exemplo do modelo de negócios adotado pela empresa. “Não somos vendedores de infraestrutura, pelo contrário, oferecemos um ecossistema que conecta oportunidades de negócios. Somos o maior data center com os mais variados clientes – provedores, telecom, e-commerce, etc. e esses relacionamentos representam grandes oportunidades para conectar soluções e entender o que funciona melhor para o mercado”, destaca.
Equinix Cloud Exchange™
A Megatelecom foi o primeiro cliente a integrar o IBX® SP3 (data center da Equinix em Santana de Parnaíba) e a utilizar a plataforma Equinix Cloud Exchange™ – um serviço que proporciona conexões seguras, privadas e virtuais para diferentes provedores globais de cloud, com provisionamento automatizado e orquestração de serviços.
O serviço foi inserido no portfólio da operadora como mais uma oferta para os seus clientes. Na prática, ao conquistar um cliente com soluções lan to lan e conectividade, a Megatelecom o integra à plataforma e o conecta ao Equinix Cloud Exchange™. Dessa forma, aumentou o faturamento e o portfólio de produtos da operadora.
Segundo a Megatelecom, com o Equinix Cloud Exchange™ a empresa conseguiu atingir um break even em menos de quatro meses. “Nossa expectativa hoje é um aumento de receita de 50% em 2018”, acrescenta Sedeh.
Conexões
Pela natureza das suas operações com a Equinix, a Megatelecom tem um número crescente de Cross Connects com um ecossistema dinâmico de parceiros de negócios, redes e operadoras. Um Cross Connect, conectividade entre dois clientes distintos via cabeamento físico no mesmo IBX®, garante alto desempenho, confiabilidade, redundância e baixa latência. “Hoje não existe forma de operar dentro da configuração demandada pelo mercado sem contar com essa estrutura. Cerca de 70% dos clientes da Megatelecom situados em São Paulo estão alocados na Equinix. Há também as operadoras internacionais que não têm presença no Brasil e precisam atender clientes localmente”, aponta Sedeh.
Cross business (Link PAP)
A Megatelecom se tornou, também, um importante fornecedor de link – uma solução para corporações que necessitam de garantia de velocidade e disponibilidade de conexão à web em São Paulo e um importante aliado da Equinix em demandas de estrutura na região metropolitana. O serviço de Link PAP oferece conexão física, privada e digital entre o ambiente de rede contratado e um ponto, designado pelo cliente, para a transmissão de dados.
Planos para o futuro
A Megatelecom tem crescido a cada trimestre de forma ininterrupta e, para os próximos anos, deseja manter o crescimento atual. “A internet no Brasil mantém um ritmo acelerado de expansão. As empresas fornecedoras de conteúdo via streaming estão vindo para ficar mais perto do mercado consumidor”, completa Sedeh.