5 ações de atração de público para gestores de marketplaces

Tecla de marketplace

Se você é gestor de um marketplace ou shopping virtual, você já deve ter em mente o quanto é importante atrair os consumidores e também os vendedores (sellers) para o seu marketplace.  Uma das formas de fazer isso com pouco recurso é investir em geração de conteúdo de qualidade e que seja de interesse do seu público.   Por esse motivo, vou listar aqui 5 ações de atração de público para gestores de marketplaces, algumas delas inclusive foram citadas por Kevin Harrington, empresário e ex Shark Tank no evento Jornada Empreendedora em Orlando, Estados Unidos.

  1. Criação de artigos em blogs, vídeos ou podcast
    Pense em assuntos que irão atrair o seu público e crie um conteúdo de qualidade que eles gostarão de assistir ou ouvir. Por exemplo, se você quer vender para mães, vale muito a pena falar sobre dicas de cuidados com os filhos, a evolução em cada idade, entre outros.  Eu pessoalmente não tenho hábito de ouvir podcast, mas se o seu público alvo tem esse hábito é uma excelente forma de você alcançá-los, além de ser muito acessível.  Trace as metas e estratégias de alcance do seu marketplace e converse com a sua equipe de marketing ou a sua agência digital para operar o seu projeto;
  2. Entrevistas para mídia
    Seja no rádio, televisão ou revistas, verifique onde está o seu público alvo, o que ele assiste, ouve ou que gosta de ler e analise as opções de onde vale a pena que seu marketplace apareça.  Faça envio de pautas para as mídias anunciando novos lançamentos do seu marketplace ou eventos que estão proporcionando.  Uma boa assessoria de imprensa poderá te auxiliar nesse processo;
  3. Criação de entrevistas com experts
    Ofereça nos seus canais entrevistas com experts sobre assuntos interessantes ao público do seu marketplace.  Esse item é importante para troca de seguidores.  Por exemplo, se você tem um marketplace de moda masculina, vale a pena entrevistar uma consultora de imagem masculina para dar dicas sobre como se vestir.  Com isso, ela fará a divulgação do seu marketplace nos canais dela e você poderá fazer a divulgação dela também.
  • Ofereça palestras 
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Entenda exatamente que tipo de evento o seu público participa e forneça palestras com assuntos relevantes.  Por exemplo, se você tem um marketplace de produtos para casamento, vale a pena palestrar numa expo noivas.  Muitas vezes palestrar é melhor do que ter um stand no evento, pois boa parte do público vai aos eventos para ouvir palestras e não para visitar os stands.

  1. Junte-se a grupos em redes sociais
    Converse com a agência que gerencia as suas redes sociais para que seja feito o trabalho de captura de leads através dos grupos.  Divulgue seus posts nos grupos que seu público alvo costuma seguir, sempre com conteúdo que seja interessante para leitura deles.  Isso vai ajudar o seu marketplace a alcançar pessoas que ainda não conhecem a sua marca.

E se você precisar de ajuda para montar as estratégias do seu marketplace, ficaremos felizes em ajudar.

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Erica Castilho é CEO da N2N Virtual. Especialista em desenvolvimento de software para e-commerce com mais de 15 anos de experiência. Fundadora de 2 empresas no Brasil e nos EUA, tendo estudado o ecossistema empreendedor do Vale do Silício (EUA), Londres Tech City e Paris. Nomeada ao prêmio de empreendedora digital em 2018 e 2019. Palestrante sobre e-commerce e empreendedorismo. Apresentadora do programa N2NTalks, especializado em gestão de marketplaces e do programa Venda+ na Radio Florida Brazil. Autora do livro "Como realizar um pitch matador". Colunista do portal E-commerce Brasil. Mestre em Informática com ênfase em gerência de projetos pela UFRJ, bacharel em Sistemas de Informação, especialista em Marketing Digital. Autora de artigo publicado no Journal of Software. Ganhadora de diversos prêmios de tecnologia e empreendedorismo. Atuante desde 2000 na área de TI, onde gerenciou projetos internacionais nas multinacionais EDS (an HP company) e Atos Origin. Prestou serviço para grandes empresas como Embratel, Vale, Petrobras, Xerox e Ipiranga.
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