6 Dicas operacionais para faturar em datas sazonais

Conceituando o período sazonal, podemos descrevê-lo como um momento propício para negociações com base em uma data de comemoração comum, onde parte do público consumidor, senão a maioria, possui interesse no comércio de produtos e serviços. São exemplos de datas sazonais famosas em nosso país: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Black Friday, Natal, e outras.

Por que vender em datas sazonais?

Vender em datas sazonais é uma ótima opção porque os consumidores já estão preparados e intencionados a comprar, pois faz parte da nossa cultura presentar pessoas no Natal, no Dia das Mães e em outras ocasiões. Por isso, valer-se desses momentos para divulgar sua marca, produtos e serviços é uma atitude inteligente, e que pode render ótimos resultados para seu e-commerce.

Como lucrar em datas sazonais?

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Como a grande maioria dos empreendimentos estão usando essas datas para conquistarem mais vendas e clientes, é preciso destacar-se no mercado para garantir que os investimentos sejam satisfatórios. Dessa forma, separamos 6 dicas operacionais para que seu e-commerce esteja estruturado e venda mais em períodos sazonais:

  1. Separe as mercadorias por operador logístico. Se seu e-commerce possui mais de uma empresa especializada em logística, é interessante separar as mercadorias previamente por operador logístico; dessa forma, ganha-se tempo no momento de despachar o pedido, reduzindo o período de espera do consumidor.
  2. Agilize o processo de separação, usando a modalidade em ondas. Esse método de separação sugere que as mercadorias a serem enviadas sejam separadas conforme rota, centro de trabalho e áreas de pedidos em comum, por exemplo. Dessa forma, com as ordens agrupadas, as movimentações reduzem o tempo de entrega e os valores pagos pelo e-commerce também podem ser diminuídos.
  3. Tenha estoque endereçado. Endereçar o estoque é uma ação estratégica, pois garante que os responsáveis por manipular os produtos saibam exatamente a posição de cada item para que, no momento da separação, o processo seja rápido, facilitando, inclusive, o processo de entrega e um pós-venda satisfatório.
  4. Use seu SAC para pré e pós-venda. O contato com o consumidor durante a negociação é fundamental para garantir que nenhuma dúvida atrapalhe a conclusão da venda. Dessa forma, faça do seu serviço de atendimento ao cliente uma verdadeira central de auxílio ao consumidor, antes, durante e após a negociação.
  5. Tenha uma ferramenta de logística reversa automatizada. Ninguém gosta do processo de devolução e reenvio de mercadoria. Embora seja fundamental ter uma política de logística reversa, ninguém deseja utilizá-la. No entanto, para evitar dores de cabeça, tenha uma logística reversa automatizada, ou seja, ao invés de apresentar um e-mail ou telefone para solucionar a questão, ofereça ao consumidor um sistema online, simples e eficiente onde é possível escolher o produto que será trocado/devolvido, e a forma de reembolso rapidamente, sem burocracia.
  6. Tenha integração de rastreamento com a transportadora. Para o consumidor, receber o produto é o momento mais importante da negociação, independente do segmento, e especialmente em datas comemorativas. Portanto, junto à sua transportadora, ofereça o código de rastreamento para o monitoramento da mercadoria e, também, para garantia de que o produto foi entregue.

Aproveite das datas comemorativas para ampliar o faturamento do seu e-commerce. Avalie as melhores condições e prepare-se com antecedência. Aplique essas dicas às operações da sua loja virtual e sucesso

Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
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