Trabalhar em marketing digital pode ser um desafio. O mercado move-se rapidamente, sua rotina é cheia e você deve se reinventar todos os dias para acompanhar as campanhas e estratégias. Então, como você pode entregar mais e agregar valor escandaloso à sua empresa?
Para que você consiga gerenciar melhor seu departamento e melhorar suas estratégias, é essencial que você saiba como implementar o sucesso Lean ao marketing, otimizar sua lista de tarefas e coordenar melhor suas atividades e equipe.
É seguro dizer que a cultura de melhoria, otimização de recursos, entrega de resultados e busca de melhores estratégias é intrínseca na alma de qualquer profissional de marketing. E o Lean tem tudo a ver com isso.
Mas, o que realmente é Lean? Trata-se de uma metodologia – que pode ser melhor definida como filosofia – desenvolvida pelo engenheiro Taiichi Ohno, responsável pela criação do sistema Toyota, tendo como base a ideia de “mudar para melhor”.
O principal objetivo dessa filosofia é melhorar continuamente a maneira como as empresas trabalham, eliminando desperdícios e criando valor para o cliente. E o melhor: ela pode ser facilmente aplicada a diferentes mercados e departamentos de empresas.
Mesmo que o Lean venha da indústria, empresas como Amazon, FedEx e Alibaba se tornaram grandes estudos de caso e a razão por trás disso é simples: o método pode ser aplicado a basicamente tudo na vida.
Mais valor, menos desperdício e melhoria infinita
Valor
Um dos fundamentos mais importantes do pensamento Lean é que tudo que você faz deve agregar valor aos stakeholders. No caso de um departamento de marketing, a entrega de valor está gerando mais resultados com menos recursos.
Para fazer isso com sucesso, pergunte-se: minha abordagem está alinhada com os objetivos da empresa? A equipe está sendo verdadeiramente produtiva? Seus recursos estão sendo gastos com sabedoria? Para descobrir isso, o primeiro passo é o Value Stream Map (VSM), o seu marketing!
Como funciona um mapa do fluxo de valor?
Um mapa de fluxo de valor (VSM) é uma ferramenta dinâmica e visual que permite que você entenda todas as etapas de uma operação. É usado para documentar, ilustrar, analisar e melhorar processos. Ele pode ser aplicado à sua estratégia regularmente para acompanhar todas as atividades do departamento.
Por quê? O VSM ajudará você a visualizar todo o processo, fornecendo uma visão holística do modo como as coisas realmente funcionam, principalmente porque você o constrói enquanto experimenta o processo em questão.
É uma ótima ferramenta para você fornecer um plano para a implementação de melhorias, além de uma desculpa para reunir sua equipe e envolver todos os envolvidos.
Veja um exemplo de um VSM de marketing:
Cinco etapas para construir seu marketing VSM
- Liste tudo o que sua equipe precisa para VSM e classifique de acordo com os níveis de otimização de recursos. Quanto maior o nível de otimização, maior sua prioridade;
- Concorde com sua equipe em quais símbolos representam melhor o que você deseja analisar (conforme representado na imagem Marketing VSM). Sugestão: faça um quadro de símbolos para não esquecer todos os significados;
- Vá para o lugar onde o trabalho é feito – que em Lean é chamado de Gemba – para mapear e desenhar o fluxo do processo em um grande pedaço de papel. Dica profissional: use post-it e lápis, para que você possa ajustar o quanto for necessário;
- Reúna a equipe e mapeie essas três informações:
- a) Quem são as pessoas envolvidas em cada etapa do processo?
- b) Quais são as atividades que compõem cada etapa?
- c) O período de tempo de cada etapa: quanto tempo leva cada parte do processo até o final, como tempo de produção, aprovação, correções e entrega real;
- Analise isso! Veja suas métricas – pessoas, atividades e tempo – e tente encontrar seus gargalos. Entenda suas origens, como você pode mudá-las e quais ações irão melhorar seu tempo e eliminar o desperdício. Sugestão: não seja tímido e envolva todos da equipa!
Gargalos: um equipamento, uma pessoa, um departamento ou qualquer coisa que bloqueie um processo e evite que ele corra sem problemas.
Agora que você sabe como mapear de onde seu valor vem, é importante ter em mente que todas as campanhas, conteúdos e recursos criados por sua equipe devem agregar valor ao seu cliente – a empresa.
Desperdício
Desperdício no Lean é tudo o que não agrega valor ao cliente.
Infelizmente, os profissionais de marketing experimentam desperdício diariamente. Na verdade, alerta sobre spoilers – se você está lendo este artigo porque precisa de melhorias em suas operações de marketing, provavelmente é por causa do desperdício! É por isso que mostrarei alguns exemplos e ensinarei como eliminá-los usando as ferramentas do Lean.
Alguns exemplos comuns de desperdício em marketing são:
- Usando estratégias ou ferramentas que não agregam valor à empresa, como estar em uma mídia social que não faz sentido no momento ou inundar seus leads com e-mails, sabendo que eles não estão interessados em nada;
- Criar campanhas inteiras, conteúdo e até estratégias que nunca são colocadas em ação;
- Fazendo o trabalho manual que pode ser feito automaticamente;
- Realizar reuniões ou reuniões desnecessárias sem agendas;
- Uma aprovação simples passando por muitas pessoas;
- Aguardando mais tempo do que o necessário para uma aprovação;
- Sobrecarregar parte ou toda a equipe;
- Todos os tipos de retrabalho;
- A lista continua…
Você pode se relacionar com isso? Eu sei. Essas situações acontecem o tempo todo. Então, como no mundo o desperdício em marketing pode ser evitado?
Está certo! LEAN!