O Instagram é uma rede social que surgiu em 2010, para compartilhamento de fotos e vídeos. O aplicativo se tornou muito popular no mundo inteiro e ainda mais, no Brasil: o país tem a segunda maior base de usuários ativos – 50 milhões (são 800 milhões no mundo todo). Com seu forte e acelerado crescimento, se apresentando como a rede social mais promissora do momento, a empresa foi comprada pelo Facebook em 2012, por cerca de 1 bilhão de dólares.
É lógico que a mídia social se tornou mais um forte canal de marketing para as empresas, que já conta com 15 milhões de perfis comerciais e 2 milhões de anunciantes no mundo todo. Esses números foram impulsionados quando o Instagram passou introduzir anúncios no feed de publicações e stories dos usuários. De acordo com a organização, o número de usuários que chegaram até um negócio através da rede chega a 180 milhões, e 80% dos usuários seguem um perfil comercial.
Se havia ainda lojas virtuais com dúvidas se valia a pena investir no Instagram, chegou a hora de se render, pois a empresa lançou uma nova ferramenta: agora, é possível vender seus produtos através da rede social.
Mas calma lá! Não se trata de um marketplace. A rede social ainda não está processando compras dentro de seu próprio ambiente. Trata-se de um novo recurso que permite que você adicione preços e outras informações nas fotos de seus produtos, além de um link para direcionar o usuário a compra em sua loja virtual. O que é muito melhor!
Antes disso, o usuário que se interessasse por seu produto, precisava sair da rede social para procurar mais informações em seu site. Não era possível encaminhá-lo diretamente à página do item.
Como funciona o novo recurso?
O recurso permite publicar fotos e inserir etiquetas de preços sobre os itens que estão à venda (semelhante ao processo de marcação de usuários). As fotos que com produtos à venda contém uma sacolinha de compras no canto superior direito. O usuário precisa tocar uma vez sobre a imagem para visualizar o preço. Ao tocar na etiqueta, serão exibidas as informações sobre o produto, ainda no ambiente do Instagram.
Clicando no link para comprar, então, o usuário é direcionado para o site de e-commerce da loja, onde se realiza o processo de cadastro e de compra normalmente. A rede social não possui nenhum controle ou influência sobre o processo de venda e nem recebe comissões.
Como habilitar o recurso de vendas no Instagram?
• Conforme o Instagram, toda conta comercial já pode utilizar o recurso;
• Para ativar a função, crie ao menos 9 publicações com esta função;
• Você tem a opção de publicar fotos simples e carrossel de imagens, aproveite ambas;
• Poste fotos que contenham diversos produtos, pois ajuda a aumentar o engajamento;
• Tenha cuidado para garantir que cada marcação corresponda ao produto correto;
• Aposte também na utilização dos “Stories” para anunciar e se aproximar de mais usuários.
Não ficou claro como utilizar o recurso, ou mesmo se ele é próprio do Instagram. Entendi a lógica a do direcionamento para o site de e-commerce, mas não como colocar o link “sacolinha” na foto
Oi Sandro, boa noite! Sou o Diego da Raaziz Digital e criamos uma material que explica como instalar e utilizar esse novo recurso do Instagram, acesse o e-book pelo link: https://goo.gl/psf7kq
não deu este link
Acho muito oportuno e interessante este novo recurso. Como marqueteira, gostaria de saber se essa ferramenta é viável também para imobiliárias de pequeno ou médio porte, já que pode direcionar os interessados para os respectivos sites.
Oi Esther, boa noite! Sim, você pode colocar fotos dos aptos. e colocar uma descrição detalhada e o valor ali mesmo nas suas postagens, caso queira saber como instalar e utilizar eu e minha equipe fizemos um e-book com estas instruções, acesse o e-book pelo link: https://goo.gl/psf7kq
O e-book é gratuito e faz parte de nossa estratégia para sabermos se os materiais que estamos criando estão sendo úteis para as pessoas, pois nos próximos dias lançaremos um curso que ensinará pequenos empresários a fazer seu próprio Marketing Digital de forma rápida, simples e muito eficaz, possibilitando que empresas faturem em um mês o que faturariam em 1 ano.
Caso tenha alguma sugestão, elogio ou comentário não deixe de nos falar… seu feedback é muito importante para nós.
Rumo ao SUCESSO,
Diego Mello
Como criar a função? Não enxergo nenhuma ferramenta ou botão que permita colocar a etiqueta para postar
Oi Daniane, boa noite! Junto a minha equipe criei um material que ensina o passo a passo de como instalar e utilizar esse novo recurso do Instagram, acesse o e-book pelo link: https://goo.gl/psf7kq
O e-book é gratuito e faz parte de nossa estratégia para sabermos se os materiais que estamos criando estão sendo úteis para as pessoas, pois nos próximos dias lançaremos um curso que ensinará pequenos empresários a fazer seu próprio Marketing Digital de forma rápida, simples e muito eficaz, possibilitando que empresas faturem em um mês o que faturariam em 1 ano.
Caso tenha alguma sugestão, elogio ou comentário não deixe de nos falar… seu feedback é muito importante para nós.
Rumo ao SUCESSO,
Diego Mello
Seu link dá erro 404.
Diego Mello não consigo acessar o seu e-book, o link está dando erro.
Não consigo acessar o ebook por esse link acima!
Boa tarde!
Nao entendi como colocar essas etiquetas de preço…
Não consigo abrir o link
Olá, não consigo acessar o link. Da erro.
Boa noite Diego,
Eu também gostaria de entender melhor esta ferramenta, porém o link par ao e-book está com problemas.
Como podemos esclarecer este ponto ?
Oi, o link para o ebook dá como página não encontrada.
é possível eu recebe-lo por email?
Parabéns pela iniciativa!
Como criar a função? Não enxergo nenhuma ferramenta ou botão que permita colocar a etiqueta para postar. Ja tentei de tudo.
Está dando erro
também já tentei de tudo e não tem quem faça aparecer a etiqueta de sacola
Olá…boa tarde…
Entendi o que o recurso oferece,mas não entendi como habilitar…
Olá…boa tarde…
Entendi o que o recurso oferece,mas não entendi como habilitar…
Não é possível entrar no link…
Pode me ajudar?
Olá Liliane. O primeiro passo é transformar a sua conta em um perfil comercial. Após isso, o Instagram tem um prazo para análise e habilitará a função para seu perfil.