Empresa, imagem e atração: a importância da identidade visual

Escolha de cores

Se nós simplesmente falássemos “a imagem é tudo”, você entenderia a mensagem que queremos passar, afinal, é um senso comum que “a primeira impressão é a que fica”, certo? Aplicando isso ao mundo dos negócios, podemos afirmar que a primeira forma de impacto do cliente com a empresa se dá através da identidade visual, mas essa questão não se resume a apenas “ser um rostinho bonito”: ela influenciará muito no elo que será criado (ou não) entre você e o usuário – por isso precisa chamar atenção de forma positiva.

Continue lendo o artigo para saber mais sobre a importância da identidade visual de uma empresa:

O que é identidade visual?

Quando falamos em identidade visual, estamos nos referindo a todos os elementos gráficos (logotipo, tipografia, cores, website, cartão de visita, etc.) que representam a empresa visualmente (a personificam) – será dessa forma que ela se destacará e diferenciará dos concorrentes.

Vamos supor duas situações: imagina que você está pesquisando algumas empresas de marcenaria. Você achou uma que apresenta um site institucional impecável, profissional, logotipo atraente, padrão de cor agradável e elementos gráficos que conversam entre si e outra com um site simples, amador, logotipo sem expressão, péssima usabilidade sem seguir padrões de cores, etc.

A pergunta é: com qual das duas você fecharia negócio? Temos quase certeza que você se sentiria muito mais confiante e seguro em apostar no trabalho da primeira empresa, que passou uma imagem profissional, certo?

Se você teve esse pensamento, tenha plena certeza de que o seu cliente também terá! A identidade visual é uma faca de dois gumes: quando bem desenvolvida, pode ajudar no crescimento da empresa, caso contrário, pode prejudicá-la (e muito).

Por isso que é tão importante criá-la visando estabelecer uma comunicação efetiva com os usuários: cada detalhe deve ser projetado com o intuito de passar para o mercado uma imagem forte e profissional da empresa, transmitir informações para o consumidor (tais como personalidade, valores, missão e ideias) e, principalmente, ser impactante, marcante e direta para atrair a atenção do público com facilidade.

Quais são as vantagens?

Estamos cientes de que a empresa precisa de uma identidade própria para se destacar, certo? Então, vamos falar um pouco sobre quais as vantagens que isso trará para o seu negócio:

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1. Reconhecimento

O processo de reconhecimento não acontece da noite para o dia, ele é um processo gradativo, por isso é preciso criar ações que vão estabelecer uma comunicação entre o público e a sua marca, mas isso deve ser feito através de divulgações adequadas.

Quanto mais vezes a imagem da sua empresa aparecer no cotidiano das pessoas (da forma certa, sem saturá-la), maior será a chance de ela fixar na cabeça das pessoas e ser lembrada em ocasiões futuras, tornando-se aquela imagem espontânea e natural que aparece em nossa cabeça quando pensamos em determinado produto.

2. Vínculo

É importante investir em uma boa identidade visual, porque ela proporciona engajamento de clientes (ações para se aproximar do público com o intuito de fidelização), além de gerar sensação de pertencimento, confiabilidade e credibilidade. Tudo isso influencia no processo de conversão do visitante em cliente.

3. Permanência

Uma identidade visual bem executada favorece tanto as novas empresas que querem se lançar no mercado de forma diferenciada, quanto aquelas que já existem e querem reafirmar seus valores ou se reinventar, afinal, é preciso acompanhar as transformações do mundo dos negócios e do seu público para se permanecer no mercado.

Conclusão

Percebeu como a identidade visual não é só um rostinho bonito. Atrás de cada elemento existe uma história e um motivo. Por isso é importante ir atrás de uma empresa profissional que consiga captar a essência da sua empresa, criando uma identidade completa e coesa.

E lembre-se: a primeira impressão é a que fica, mas também é a que possibilita!

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Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
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