Uma maratona para abrir a cabeça

NEF SUMMIT 2016 reúne neurociência e business em evento na capital paulista

Com o grande crescimento e expansão das empresas de tecnologia, a demanda para contratar profissionais da área também aumentou no mesmo ritmo. O cenário é bem concorrido e as organizações que oferecem os melhores recursos para os seus candidatos, são as que conseguem reter os melhores talentos. Hackathons são iniciativas poderosas para encontrar soluções inovadoras na área de tecnologia. São, literalmente, maratonas promovidas por empresas para estimular a participação de grandes profissionais e encontrar respostas criativas para intrincados desafios de código.

Eventos que reúnem tantos talentos em um mesmo local, são boas oportunidades para nós, que trabalhamos com a gestão de pessoas, conhecermos profissionais de diferentes perfis e vê-los ’em ação’. E é isso que me motiva no nosso trabalho na área de Gente: descobrir talentos com grande potencial para levá-los a um processo de autoconhecimento que os permitirá pensar cada vez mais ‘fora da caixa’ e atingir resultados extraordinários. Conhecer essas pessoas é o que torna a nossa atividade fascinante e apaixonante e, nós na Movile, enxergarmos os hackathons como um excelente primeiro passo para esse processo de observação.

Os ‘Hackathons’ também estão cada vez mais comuns entre as comunidades de tecnologia justamente porque atendem a características valorizadas por profissionais da área: a intensa colaboração, aprendizado de novas tecnologias, interação com outras pessoas do ramo e o gosto pelo desafio. Desenvolvedores também apreciam ambientes criativos e o fato de estarem rodeados por outros profissionais que os inspiram. Claro que há outra razão que os atrai: a recompensa financeira. Mas não acreditamos que esse seja o principal motivo, pois também existe a oportunidade fazer networking, participar de projetos inovadores e ter a oportunidade de serem contratados pelas empresas que os promovem.

Os Hackathons podem variar, existem aqueles que duram até 24 horas, ou aqueles que são feitos ao longo de uma semana sem ser imersivo. O público envolvido no desafio varia de 50 a 60 pessoas, geralmente. Muitas empresas utilizam o formato de Hackathon não apenas para encontrar soluções para problemas específicos, mas para aprender conceitos novos e ideias que podem ser implementadas no futuro. E isso não ocorre apenas na área de tecnologia, mas nos setores de negócios, financeiros, empresas de saúde e até no setor público.

Muitas empresas no Brasil e no mundo utilizam o formato para contratar novos desenvolvedores, já que durante essa imersão é possível conhecer muito bem todos. Na Movile, no entanto, acreditamos que o hackathon pode ser baseado em um conceito muito mais amplo. Sim, é possível conhecer profissionais incríveis que depois podem se tornar funcionários – isso aconteceu inclusive com alguns Movilianos e Movilianas – mas a contratação não deve ser o objetivo final de um Hackathon. Para nós, o essencial é a troca de conhecimento e aproximação com as comunidades tech, estimulando ideias inovadoras, a criatividade, o trabalho em equipe e oferecendo desenvolvimento a todos que estão próximos a nossa marca.

O nosso Hackathon, o MovileHack, apresentará problemas reais solucionados por nossa equipe. A ideia é fazer com que os participantes se sintam em um ambiente de criatividade e inovação semelhante ao que enfrentamos no dia a dia, com a mesma pressão por prazos e excelência que vivemos. Queremos atuar junto com a comunidade e contribuir para o seu desenvolvimento, conhecendo mais de perto profissionais que se identificam com nossos valores e promovendo uma rica troca de experiências entre os participantes, mentores e funcionários da Movile. Como abordaremos casos já resolvidos, ao final do evento vamos promover um treinamento para explicar como o problema foi solucionado internamente, além de discutir quais seriam as outras formas diferentes de resolvê-lo. Como temos interesse em estimular a comunidade, teremos treinamentos técnicos, em uma plataforma online, antes do início do evento para nivelar o conhecimento dos participantes e garantir uma competição equilibrada e justa.

O MovileHack acontece em 18 de Agosto no escritório do iFood, em Campinas. Uma equipe composta por mentores de várias empresas do grupo – Rapiddo, Wavy, Playkids e iFood, entre outras – definiu as regras do desafio, que foram divulgadas no site www.movile.com/hack . Os três primeiros colocados levarão prêmios em dinheiro, além de um pacote de cursos realizados por uma empresa parceira. Também terão a oportunidade de almoçar e trocar ideias com CTOs do grupo Movile. Durante esse período intenso, nada melhor do que um pouco de diversão: a maratona vai contar com uma balada ao som dos playlists do Superplayer, entre outras surpresas.

Da mesma maneira que estimulamos nossos funcionários a arriscar, queremos atrair outras cabeças desafiadoras para nos ajudarem na grande missão de melhorar a vida de 1 bilhão de pessoas por meio da tecnologia. Somos movidos por inovação e trabalho em equipe, o que nos traz grandes resultados todos os dias e é essa sensação de troca e ecossistema que vivemos no grupo Movile, que queremos passar durante os nossos Hackathons. Queremos que cada participante sinta como o trabalho em equipe pode atingir resultados transformadores.

Avatar
Barbara Camargo é Gerente de Gente da Movile.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.