5 dicas para uma boa descrição do produto

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Em uma loja virtual, onde não há contato físico do consumidor com os produtos comercializados, é indispensável que o lojista trabalhe muito bem a descrição dos itens disponíveis na loja, buscando ampliar o interesse dos clientes pela negociação.

A importância de uma boa descrição em um produto ultrapassa a necessidade de apresentá-lo ao consumidor. Tais informativos auxiliam, inclusive, nas estratégias de marketing digital em sites buscadores, SEO, possibilitando o alcance de potenciais clientes através das informações descritas.

Para que sua loja tenha descrições interessantes, diferenciadas e exclusivas, seguem algumas dicas que valem à pena aplicar em seu e-commerce:

1. Nada de conteúdo (re)publicado

Além de prejudicar o posicionamento em buscas orgânicas, publicar informação de terceiros na descrição de produtos é um problema grave, inclusive de fabricantes. Isso porque, quando o cliente acessar as pesquisas da web sobre este produto, encontrará informações idênticas e muitas vezes inúteis para o seu perfil. Portanto, trabalhe as questões que mais se enquadram no interesse de seus consumidores; para informações mais técnicas, apresente o link do fabricante;

2. Descreva com criatividade

Apresente o produto com criatividade ao seu público consumidor. Além da forma exclusiva de falar do produto, mostre ao cliente os benefícios deste em seu dia-a-dia, bem como as condições e vantagens em adquiri-lo. Por exemplo: “Com este tênis suas corridas matinais não serão as mesmas…”;

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3. Preze pelas palavras-chave

Trabalhar as palavras-chave nos textos de descrição é de grande importância para o bom posicionamento da loja virtual nos buscadores. Além disso, apresentar a marca do produto na descrição pode facilitar a busca do consumidor. Por exemplo: “Adquiria o mais novo tênis Nike Shox…”;

4. Informações detalhadas e importantes

Mostre ao consumidor informações que interessem a ele, detalhe o produto através do texto, de forma a completar as imagens. Por exemplo, explique as texturas, as medidas e todas as características úteis do produto: “Este tênis possui leveza e durabilidade, com a tecnologia que só a Nike tem…”. Obs: evite dados muito técnicos; nesse caso, apresente o link do fabricante;

5. Descrição objetiva

Como já dito, apresente ao consumidor exatamente aquilo que ele deseja saber. Evite descrições muito longas e informe-o de maneira objetiva. Exemplo: “Este tênis, com quatro molas traseiras, amortece o passo e proporciona mais conforto ao caminhar…

A descrição do produto é uma forma de aproximar o consumidor das mercadorias e proporcionar segurança a ele, facilitando o processo de negociação. Aposte em descrições bem trabalhadas e exclusivas, seu cliente agradece!

Sucesso!

Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
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5 COMENTÁRIOS

  1. Ótima referência.

    Para otimizar o número de cliques no botão Comprar, eu sugiro deixar logo de cara o seguinte:
    – botão Comprar com MUITO destaque
    – Informações de frete e entrega muito evidentes
    – Se o item estiver em promoção, tornar isto óbvio
    – Tweets, shares e comentários
    – Muitas fotos

    Outra dica: aplicar um Heatmap na página de produto. Aqui explico como funciona:
    http://www.ipagare.com.br/blog/conversao/heatmap/

    No blog do iPAGARE escrevo mais dicas sobre otimização de ecommerces:
    http://www.ipagare.com.br/blog

    Abraços!

  2. Realmente ao acessar lojas virtuais por ai, percebemos o grande pecado da descrição copiada ou mau elaborada, está de parabéns pelo post.

  3. ótimo post. Quanto mais informações melhor para o consumidor, a ceretza em realizar a compra e uma provável menor taxa de abandono de carrinho e etc.

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