As landing pages têm sido usadas com êxito no e-commerce. Nesse tipo de página, a oferta de um conteúdo de valor é oferecida a potenciais clientes em troca de dados de cadastro do usuário, quase sempre nome e e-mail. Webinar, e-book e vídeo são alguns dos materiais usados para atrair a atenção de potenciais consumidores. Estudos mostram que usar vídeos nas landing pages, por exemplo, pode aumentar a conversão em até 86%.
O CEO da Nação Digital, Rodrigo Martucci, lembra que as landing pages precisam fornecer informações claras sobre o conteúdo oferecido, ser atrativa e de fácil entendimento. A seguir, você confere 7 dicas simples e ao mesmo tempo valiosas compartilhados por Martucci para converter vendas no e-commerce por meio de landing pages:
- Considere os interesses da buyer persona
Martucci lembra que como em todas as estratégias de Inbound Commerce, a buyer persona deve vir em primeiro lugar, ou seja, as lojas virtuais devem, prioritariamente, conhecer o público-alvo do negócio. Ele explica que buyer personas são personagens semi-fictícios, criados com base em dados reais e conhecimento de mercado, que definem o comportamento, desafios e objetivos de um cliente. Para ajudar a definir a buyer persona, Martucci sugere algumas perguntas que podem ser usadas para a construção do perfil: Quais os produtos mais vendidos na loja? Quais os interesses da persona nesses produtos? Ela prefere uma densidade de imagens e cores ou textos mais longos e tons neutros? Quais motivos a levariam a clicar para concluir a ação?
- Ofereça uma oferta inteligente
“Uma landing page é uma promessa”, ressalta Martucci. “Você promete que vai entregar algo de valor para o visitante em troca das informações dele. Além do apelo racional, use gatilhos mentais que ajudem na conversão. Escassez e urgência são dois grandes aliados”, afirma. Segundo ele, é preciso oferecer conteúdos instigantes e que façam sentido para o público que se pretende impactar.
- Use caixas e cores para envolver os conteúdos mais importantes
Martucci lembra que landing pages são sobre direcionar os visitantes pela página até realizar uma ação. Assim, ele recomenda que não se deixe de utilizar elementos para destacar as informações mais importantes, como textos destacados, caixas e cores vivas.
- Utilize setas para guiar o leitor para a ação
“Apesar de aterrorizarem o design, as setas são ótimos elementos para guiar os leitores através de um texto”, afirma Martucci. Ele sugere que elas sejam utilizadas para indicar o que está sendo oferecido e a localização do call to action, ou seja, o botão que irá finalizar a ação do visitante na página.
- Deixe a página respirar com mais espaço livre
Um alerta: entupir a landing page de informações e imagens não significa maior conversão. “Os espaços livres permitem o respiro do leitor para que compreenda melhor o conteúdo e navegue corretamente pela página. Ofereça este respiro”, recomenda Martucci.
- Oriente o call to action para a ação
“Como o próprio nome já diz, calls to action devem ser orientados à ação”, afirma. O CEO sugere que se dê preferência a títulos como: “Quero meu e-book”, “Desejo realizar uma avaliação gratuita”, “Clique aqui para participar da promoção”. Segundo ele, é preciso deixar clara a oferta e abusar dos verbos para conduzir ao clique.
- Realize testes periódicos
A cada pequena mudança feita na landing page, avaliar a performance. Essa é a orientação final de Martucci para a construção de uma landing page de sucesso. “Faça uma mudança por vez e analise os resultados de taxa de clicks para aperfeiçoar e otimizar as estratégias”, completa.
Para concluir, Martucci lembra que converter vendas no e-commerce é sobre utilizar as estratégias certas da melhor forma possível. “As landing pages são uma das principais ferramentas de conversão dentro do Inbound Commerce. Se utilizadas adequadamente, o sucesso é garantido”, finaliza.