7 formas simples para converter vendas no e-commerce com landing pages

landing-page

Você sabe o que é uma landing page? Landing pages são páginas onde a oferta de um webinar, e-book, vídeo instrucional, promoção ou qualquer outro conteúdo de valor é feita e concluída a partir do compartilhamento de dados de cadastro (como nome e e-mail). Para o e-commerce, é possível criar landing pages com bons resultados para a venda.

Nesta página são submetidas as informações de contato que serão usadas para começar uma conversa com cada lead. Ou seja, ela precisa fornecer informações claras sobre o conteúdo oferecido, ser atrativa e de fácil entendimento. Algumas estatísticas sobre landing pages são:

  • Construir landing pages e testá-las está entre os cinco maiores desafios dos  profissionais de marketing B2B.
  • Usar vídeos nas landing pages pode aumentar a conversão em até 86%.
  • Empresas veem um aumento de leads de 55% quando aumentam de 10 para 15 ofertas em landing pages.
  • Um segundo de delay em seu site pode resultar em 7% de redução em sua taxa de conversão.
  • 48% dos profissionais de marketing constroem uma nova landing page para cada campanha realizada.

Conheça alguns segredos simples para converter vendas no e-commerce com suas  landing pages.

1. Considere os interesses de sua buyer persona

Como em todas as estratégias de Inbound Commerce, sua buyer persona está em primeiro lugar. Buyer personas são personagens semi-fictícios, criados com base em dados reais e conhecimento de mercado, que definem o comportamento, desafios e objetivos de um cliente. Quais produtos são os mais vendidos em sua loja? Quais os interesses de sua persona nesses produtos? Ela prefere uma densidade de imagens e cores ou textos mais longos e tons neutros? Quais motivos as levariam a clicar para concluir a ação?

Usar o targeting para sua buyer persona e testar novos métodos pode aumentar sua taxa de conversão em até 300% (fonte). Leve cada detalhe em consideração.

2. Tenha uma oferta inteligente

O que você está oferecendo com sua landing page? É um conteúdo instigante para seus visitantes? Eles vão querer saber sobre este assunto ou teriam preferência por conhecer mais sobre determinado produto?

Uma landing page é uma promessa. Você promete que vai entregar algo de valor para o visitante em troca das informações dele. Além do apelo racional, use gatilhos mentais que ajudem na conversão. Escassez e urgência são dois grandes aliados na sua busca por conversões.

No exemplo abaixo, utilizamos uma landing page de desconto agressivo e cronômetro, que ajudou a acionar esses gatilhos. O resultado foi uma taxa de conversão de 23%, afinal ninguém vai esperar acabar o estoque, certo?

campanha surya

Inside Banner Mandaê
Loja Integrada – Inside
Rakuten Expo 2017 – Inside

3. Use caixas e cores para envolver os conteúdos mais importantes

Landing pages são sobre direcionar seus visitantes pela página até realizar uma ação. Não deixe de utilizar elementos para destacar as informações mais importantes, como textos destacados, caixas e cores vivas.

4. Utilize setas para guiar o leitor para a ação

Apesar de aterrorizarem o design, as setas são ótimos elementos para guiar os leitores através de um texto. Utilize-as para indicar o que está sendo oferecido e a localização do seu call to action, o botão que irá finalizar a ação do seu visitante.

5. Deixe sua página respirar com mais espaço livre

Entupir a sua landing page de informações e imagens não significa maior conversão. Pelo contrário, os espaços livres permitem o respiro do leitor para que compreenda melhor o conteúdo e navegue corretamente pela página. Ofereça este respiro.

6. Oriente seu call to action para a ação

Como o próprio nome já diz, calls to action devem ser orientados à ação. Prefira títulos como “Quero meu e-book”, “Desejo realizar uma avaliação gratuita”, “Clique  aqui para participar da promoção”. Deixe clara a sua oferta e abuse dos verbos.

7. Realize testes periódicos

Especialmente, a cada pequena mudança feita em sua landing page, veja como foi a performance. Faça uma mudança por vez e analise os resultados de taxa de clicks para aperfeiçoar e otimizar suas estratégias sempre.

Converter vendas no e-commerce é sobre utilizar as estratégias certas da melhor  forma possível. As landing pages são uma das principais ferramentas de conversão dentro do Inbound Commerce se utilizadas de acordo com estes princípios. Agora é hora de planejar suas estratégias e publicar landing pages de sucesso!

Rodrigo Martucci
Rodrigo Martucci é CEO da Nação Digital, uma das principais agências de inbound commerce do Brasil. Experiência no mercado americano trabalhando com empresas de grande porte.
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