Especialista dá dicas de como os empresários varejistas podem alavancar negócios através da técnica da ‘experiência de compra’

No mercado de consumo, nunca se falou tanto sobre novas técnicas de fidelização voltadas para o cliente. O conceito de ‘experiência de compra’, por exemplo, está em alta e tem feito com que empresários de segmentos diversos criem boas impressões e invistam na criação de percepções positivas ao consumidor.

Arquitetura, interações sensoriais, interação com produtos e serviços, ambiente, aspectos visuais, tudo isso está ligado ao conceito final de experiência de compras. Uma boa relação entre o cliente o consumidor é um dos maiores passos para o consumo positivo no mercado. Embora pareça um conceito simples, o relacionamento vendedor x consumidor integra pontos estratégicos complexos de adaptação. Pesquisas afirmam que um cliente que vive uma má experiência de compra, externa a situação e opinião para cerca de 22 pessoas entre amigos, conhecidos e familiares. Em casos de experiência positiva, o número de pessoas atingidas pela experiência cai para 10.

“No cenário comercial atual cada vez mais competitivo, criar experiências de venda em um negócio se torna um aliado importante para a sobrevivência comercial. Ao buscar a experiência de compra, o varejista busca interagir com o consumidor de maneira a atrair percepções positivas ao negócio”, comenta Quintarelli.

Ainda de acordo com o especialista, para que o empresário varejista consiga oferecer uma positiva experiência de compra não é um processo simples, e deve ser muito bem estudado a partir da identidade de cada negócio. “É fundamental estudar a base consumidora e estimular melhorias de serviço e produtos que vão de acordo com a demanda”, ressalta Quintarelli.

Abaixo, confira algumas dicas do consultor de varejo Marco Quintarelli de como os empresários podem criar uma experiência de compra positiva:

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Amplie suas vendas – Crie novas oportunidades de varejo. Com novas ferramentas seu negócio será ampliado, e irá atingir novas camadas populares e novas experiências. Crie consumos diferenciados.

Facilite o ambiente de interação – Estude o negócio e identifique áreas defasadas de interação do consumidor com produtos e serviços.

Inove – Saia do padrão, diferencie-se. Promova o negócio de maneira inovadora e memorável no imaginário do consumidor.

Ambiente – Proporcione um ambiente favorável aos estímulos do cliente. Um comércio com ambiente agradável, personalizado e diferente confere valor de percepção e adesão, o que facilita na boa experiência e compra final.

Crie espaço de opinião – Proporcione um ambiente de acolhimento das opiniões dos clientes. Ao receber opiniões externas o varejo proporciona uma análise aprimorada realista dos pontos fracos e fortes do negócio, o que indica espaço para melhora.

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