Representantes do setor de comércio eletrônico explicam nova norma do Bacen

“Precisamos agir”. Esse foi o recado deixado por Gustavo Norman, relações governamentais na Visa do Brasil, sobre a  nova regulamentação do Banco Central (Bacen), durante evento realizado nesta nesta quarta-feira, 25 de julho, na sede do Moip. A norma, que entra em vigor no dia 28 de setembro, prevê que marketplaces, que tiveram transações de mais de R$ 500 milhões nos últimos 12 meses e que hoje fazem custódia dos valores devidos aos seus vendedores, integrem-se à Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP).

Os desafios e impactos dessa e de novas regulamentações do Banco Central para os marketplaces foram destaque do evento “Novo Cenário Regulatório – Impacto para Marketplaces na Liquidação de Pagamentos”, promovido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camera-e.net) que aconteceu na sede do Moip, uma das principais empresas de solução de pagamentos do mercado.

O evento reuniu diferentes visões do setor com a presença de grandes nomes como Cássio Sergio Damasceno, gerente de Negócios da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP); Gustavo Norman, relações governamentais na Visa do Brasil;  Igor Senra, CEO da empresa de soluções de pagamento Moip, além de empreendedores e representantes de marketplaces, como o CFO do Enjoei, Pedro Romi.

Norman alertou sobre a necessidade urgente dos marketplaces fazerem a adequação à CIP, levando em consideração que todo processo de homologação leva cerca de um mês e começa a valer já em 28 de setembro. “Não podemos correr o risco de esperar um adiamento do Banco Central”, alertou.   Ele ainda reforçou a importância da participação no arranjo de pagamento, ou seja, o contrato com as bandeiras de cartão, exigência que independe do valor de transações realizada pelo marketplace.

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Solução

CEO do Moip, Igor Senra destacou os motivos que levaram à regulamentação e mostrou como funciona o processo para que o marketplace se adeque à nova norma.  Ele ainda apresentou uma solução desenvolvida na empresa que facilita a vida dos marketplaces, livrando-os de uma série de transações burocráticas necessárias ao processo de integração que incluem contratos com as bandeiras de cartões, contrato com adquirente, envio de arquivos em formato da CIP, relação com banco liquidante, gateway de pagamentos, além de uma infraestrutura montada para lidar com esse serviço.

“Por meio dessa solução conhecida como split de pagamentos nós tiramos o marketplace do centro da transação financeira, dividindo já no início da operação o valor que vai para o negócio e o valor que vai para o prestador de serviço. Dessa forma a liquidação acontece antes do dinheiro passar pelo marketplace”, explicou.  

Um dos representantes do mercado de marketplaces, Pedro Romi, CFO do Enjoei, afirmou ver com bons olhos os movimentos de regulação.  “Modelos de inovação crescem de uma forma muito rápida e se não há um controle e uma gestão por trás disso vemos exemplos dentro e fora do Brasil em que o cliente final acaba sofrendo”, comentou. Ele aposta na aproximação de parceiros que entendem do mercado de regulação, como é o caso do Moip que trabalha em parceria com o marketplace desde a criação do site.

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