Com tecnologia desenvolvida pela Zoop, o iFood Delivery acaba de lançar sua maquininha própria para uso dos motoboys utilizados pela rede nas cobranças com cartão. A Zoop é uma empresa de tecnologia para meios de pagamento e serviços financeiros, com foco B2B, e que habilita negócios e empresas a criarem soluções próprias de pagamentos e serviços de movimentação financeira com uso de suas próprias marcas. A partir dessa iniciativa, o iFood Delivery otimiza o sistema de entregas e aumenta o número de corridas dos motoboys.
Em fase piloto, as maquininhas do iFood Delivery já estão sendo utilizadas por 300 motoboys na cidade de Guarulhos (SP) e até o fim do ano, a expectativa é que 2 mil entregadores recebam o pagamento dos pedidos com a maquininha própria do aplicativo.
O iFood aposta que com essa solução de pagamentos, aumentará suas vendas em 30%, reduzirá os riscos de contestação dos pedidos (chargebacks) e os custos transacionais da operação, além de otimizar a logística operacional dos motoboys.
Antes, o motoboy precisava buscar a maquininha do restaurante, fazer a entrega no endereço do cliente e voltar até o estabelecimento para devolver a maquininha. A partir de agora, o motoqueiro tem uma maquininha única, do próprio iFood, que já está atendendo uma parte da rede e, em breve, chegará a outras cidades. A plataforma da Zoop automatiza e direciona o pagamento ao estabelecimento correspondente, conforme ordem dos pedidos, de maneira segura.
Com isso, o iFood Delivery otimiza a utilização de sua frota já que elimina a necessidade de retorno do motoboy ao estabelecimento para devolver a maquininha. O sistema associa o pedido ao vendedor e a Zoop faz o split de pagamento, ou seja, divide os valores que são pagos para o restaurante, motoqueiro e iFood.
Em março, a Zoop recebeu investimento de US$ 18,3 milhões da Movile, uma das líderes globais de marketplaces móveis e dona do iFood, que se tornou sócia minoritária da fintech de meios de pagamentos. A parceria prevê que as empresas do grupo Movile utilizem a plataforma da Zoop no desenvolvimento de serviços financeiros e de meios de pagamento e estejam de acordo com as normas vigentes do Banco Central do Brasil.
A Zoop disponibiliza módulos flexíveis, por meio de sua plataforma, que permitem que qualquer negócio possa criar seus produtos de pagamento e mover dinheiro facilmente, com uma identidade customizada e gerenciando suas transações financeiras “Na prática, qualquer parceiro Zoop pode criar sua própria solução de pagamentos e oferecer serviços financeiros de maneira segura, flexível, altamente escalável e de baixo custo, sem se preocupar com todo o arcabouço regulatório, legal e tecnológico”, explica Fabiano Cruz, CEO e cofundador da fintech.