Empresa de transformação digital investe na criação de startups dentro de casa para crescer

O termo Venture Builder está relacionado basicamente às organizações que constroem empresas e negócios utilizando as próprias ideias e recursos. São conhecidas também como “Estúdios de Tecnologia” ou “Fábricas de Startups” e estão ganhando cada vez mais espaço no mercado dos negócios, principalmente na área de tecnologia.

Diferentemente de incubadoras e aceleradoras, as Venture Builders mapeiam o mercado e elaboram projetos com o objetivo de construir empresas separadas, que não competem entre si e que possuem potencial próprio de mercado. Fica a cargo delas o levantamento de capital, RH, construção do modelo de negócio e MVPs (produtos mínimos viáveis), a parte jurídica, designação de gestores e o planejamento de   campanhas de marketing de seus empreendimentos.

A FCamara é um modelo de empresa Venture Builder que vem se destacando no Brasil. A empresa atua hoje como uma consultoria de TI, especializada em promover transformação digital por meio da criação de plataformas e aplicativos. Conta com 4 startups na organização:

  • LinkApi: É um conector de aplicações, criado para facilitar a integração de sistemas para outras empresas. Ajuda a economizar tempo em rotinas administrativas com integrações de sistemas ERP a loja física ou virtual e impulsiona as vendas.

  • FCNuvem: É uma startup de tecnologia que comercializa, habilita e gerencia os recursos de nuvem de seus clientes, focando na redução de custos através de pacotes de serviços e consultoria especializada.

  • WelcomeApp: É uma solução mobile, como se fosse um game, que serve para transformar o processo de integração dos novos colaboradores da empresa. Pode-se organizar as informações mais importantes da empresa e colocar num aplicativo de celular em formato de trilhas e assim ter uma equipe de alta performance.

  • GetOKR: O software de criação e gerenciamento de objetivos pela metodologia OKR. Com o GetOKR você cria suas métricas de performance em apenas alguns cliques. Pode visualizar de forma simples como está o progresso de cada objetivo, identificar atividades que precisam de atenção e antecipar problemas na gestão.

“A proposta é que a cada 2 ou 3 anos a gente possa se reinventar. Mais ou menos 4 anos atrás fomos para São Francisco estudar sobre o mercado de startups e percebemos que funciona, mas precisávamos preparar o mercado brasileiro para isso.”, comenta Fábio Camara, CEO da FCamara.

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Especialista dá dicas de como ter uma startup de sucesso

  • Uma ideia vale mais quando é bem executada

Abrir a própria startup é o sonho de muitos empreendedores, mas transformar em realidade é algo bem mais complexo. No fundo o que vale é a capacidade de execução dessa ideia. Por isso, quando pensar em criar um negócio deve-se realizar pesquisas, definir quem serão as pessoas atingidas e que pagarão pelo serviço, ver se tem aderência no mercado e espaço para a nova empresa.

  • Bom time

Segundo Fábio Camara, para ter uma startup de sucesso é importante  contar com um time profissional e inovador. Convidar seus próprios colaboradores e consultores que vistam a camisa da empresa e estejam dispostos a executarem a ideia. E escolhendo ótimos profissionais para isso, a chance de dar certo é maior.

  • Investimento de marketing

Existem diversas ferramentas que ajudam as startups a ganharem mais “espaço no mercado”. Pode-se enviar e-mails personalizados, segmentar o público por interesses e personalizar ofertas, são ótimas ações de marketing para prospecção de clientes.

O que de fato vai determinar o sucesso ou não do negócio é o custo do CPL (Custo por lead) que é a possibilidade de prospecção e de colocar uma informação que gera interesse nas pessoas e na aquisição do serviço e o CAC (Custo de aquisição de cliente) que ainda é um grande equívoco e muitos empreendedores não sabem calcular o serviço. As métricas ajudam as empresas que estão gastando mais com visitas e não fecham o negócio.

Todo negócio novo tem que ver se o custo do CPL e CAC estão compensando, se estiverem viáveis, vale a pena investir o dinheiro em ações de marketing.

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