8 ferramentas incríveis de monitoramento de redes sociais

No mundo digital, são muitas as plataformas que visam auxiliar empreendedores a compreender e mensurar o comportamento do consumidor e da concorrência. As redes sociais são o ponto de encontro, a “praça” que reúnem os internautas e também ótimos locais para coleta de dados relevantes para qualquer negócio, como engajamento, citações, feedback, SAC online, etc.

Neste artigo você conhecerá as principais ferramentas de monitoramento de redes sociais, tal qual sua funcionalidade para a sua empresa. Confira:

BuzzSumo

A BuzzSumo foi desenvolvida para medir o “buzz” social, ou seja, os temas que mais têm sido discutidos nas redes. É uma ferramenta muito interessante para buscar assuntos relevantes no momento e criar conteúdo relacionado para os usuários, gerando maior engajamento.

HowSociable

Se você quer saber a influência das marcas nas plataformas sociais, essa é a ferramenta certa.

Baseada em um algoritmo que considera o número de interações (como curtidas, compartilhamentos, comentários, cliques no link, etc.) e as citações feitas pelos internautas, a HowSociable também é grande aliada do marketing de conteúdo, já que os filtros permitem que você acompanhe a performance de qualquer termo.

Scup

Criada para monitorar, gerir e acompanhar o atendimento ao cliente nas redes sociais, é uma das ferramentas mais completas do mercado. O Scup também oferece treinamentos gratuitos, além de ter disponibilidade para acompanhamento de conversas relevantes em 13 redes sociais.

É possível programar postagens e mensurar a reputação da marca por meio de comentários nas plataformas disponíveis.

Sprout Social

Uma ferramenta de gestão e recolhimento de informações, a Sprout Social permite o acompanhamento de hashtags e palavras-chave, criando relatórios bem completos que permitem ao empreendedor analisar o desempenho do negócio nas redes sociais.

Smarthint

Ela também permite a publicação em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

SocialBakers

Provavelmente a mais importante ferramenta de monitoramento em caráter global, a SocialBakerspermite ao empreendedor descobrir a popularidade das marcas nas redes sociais, e tem excelentes filtros de segmentação com base em categorias, além de permitir selecionar períodos específicos de desempenho.

Excelente para avaliar a concorrência e a performance digital da própria empresa.

SumAll

A ideia dessa ferramenta é permitir que o empreendedor observe as principais métricas, ou seja, os KPIs considerados fundamentais para um negócio. O grande diferencial da SumAll é que é possível acompanhar mais de 50 redes sociais diferentes.

Hootsuite

São muitos os recursos disponíveis no Hootsuite: agendar postagens, avaliar o engajamento, interagir com os usuários, fazer relatórios, monitorar termos, criar campanhas, entre outros.

Também há a possibilidade de cadastrar múltiplos administradores, fazendo com que as funções sejam mais bem definidas dentro do time de marketing

Google Analytics

Voltada para a análise de websites em geral, o Google Analytics também possui recursos que indicam as fontes de tráfego, incluindo as redes sociais.

Desse modo, se a sua finalidade é levar os internautas a uma página de destino, é possível verificar de onde as suas visitas estão vindo, ou seja, o desempenho de cada plataforma.

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Bacharel em administração de empresas pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-SP, MBA pela Business School SP e Toronto University e cursou empreendedorismo na Babson de Boston. Executiva de marketing há mais de vinte anos nos setores de Varejo, Financeiro, Educacional e Serviços nas empresas Lojas Arapuã, Zogbi, Finasa-Bradesco, FGV-SP e Associação Comercial de SP e Boa Vista Serviços, onde foi Diretora de Marketing. Indicada como um dos professores de Marketing mais influentes nas mídias sociais pela revista SMMagazine. É palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Coordenadora dos cursos “Estratégias de Marketing Digital” na ESPM desde 2008. Professora do MBA e Pós-MBA em Marketing Digital da FGV. Idealizadora do “Digital Strategies Summit”. É articulista de diversos veículos de comunicação, autora do blog www.sandraturchi.com.br e autora do Livro “Estratégias de Marketing Digital e E-commerce” a ser lançado pela Ed. Atlas no início de 2012.
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1 COMENTÁRIO

  1. Muito bacana o post. Para relatórios de redes sociais e campanhas de meus clientes tenho usado ultimamente o DashGoo e tenho gostado bastante. É uma excelente ferramenta de relatórios unificados para AdWords, Analytics, Facebook, Facebook Ads e muito mais.

    Curti bastante a possibilidade de personalizar tudo e ainda de poder agendar e automatizar a recorrência do envio dos relatórios sem que eu precise preocupar com eles mais todos os meses.
    Recomendo: https://dashgoo.com

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