A relação de consumo mudou. O cliente quer se sentir único

Não vivemos mais a era do marketing de massa, quando um anúncio no jornal era suficiente para atrair o consumidor. Já superamos também o marketing de segmentação e a escolha de um público-alvo para atingir os objetivos de uma campanha.

Hoje, o marketing não mira mais na massa nem no segmento para obter inovação e melhores resultados, o foco agora é personalização. Se os consumidores têm gostos, necessidades e comportamentos diferentes, as empresas precisam tratar cada pessoa como única.

Uma das práticas que melhor traduz essa nova era é a personalização do e-mail marketing, um canal de contato individual e direto com o consumidor, que permite, por exemplo, a recomendação de produtos, proporcionando uma experiência de compra mais relevante, melhorando os resultados do e-commerce.

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Por que o e-mail marketing precisa de personalização? Vários e-mails caem na caixa de entrada dos usuários diariamente. Sem tempo para ler tantas mensagens, eles apagam sumariamente grande parte delas. Isso acontece porque o e-mail marketing não consegue mais ser atrativo para as pessoas. Elas só passam os olhos no assunto das mensagens e já percebem que não são interessantes. O problema é que as empresas costumam mandar o mesmo e-mail para várias pessoas.

Essa prática tem a ver com o marketing de massa, que ignora as particularidades de cada um e não consegue mais chamar a atenção dos consumidores. Vivemos na era do marketing one-to-one e o e-mail deve ser usado como uma ferramenta de relacionamento. E, para qualquer relacionamento dar certo, cada pessoa precisa ser tratada com atenção e carinho, não apenas como mais uma na multidão.

Então, a personalização tem papel importante para nutrir esse relacionamento. Ela demonstra que você se importa com quem está recebendo a mensagem. Lembra aquelas cartas que eram escritas à mão antigamente? É assim que o e-mail deve ser entendido: você escreve uma mensagem pensando naquela pessoa e envia um conteúdo que realmente interessa a ela naquele momento. É isso que faz o consumidor abrir a mensagem, gostar da sua marca e realizar as conversões que você deseja.

Receber a indicação do produto certo para resolver uma necessidade é uma excelente oportunidade atrair e fidelizar clientes. Portanto, estes são os motivos para usar personalização no e-mail marketing: aumentar as taxas de abertura e cliques da mensagem; estreitar o relacionamento com cada consumidor e aumentar a taxa de conversão do e-commerce.

http://www.biggy.com.br/
Alan Prando é CTO e cofundador da Biggy, plataforma especializada em Big Data e Inteligência Artificial, com foco em personalização e recomendação de e-commerce.
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