Mudança de tarifa e política de frete grátis do Mercado Livre gera confusão e discórdia entre os vendedores

A recente mudança de tarifa e política de frete grátis do Mercado Livre gerou confusão e discórdia entre os vendedores. A regra, que entrou em vigor dia 2 de julho, impacta diretamente aqueles que vendem produtos a menos de 120 reais. Diante do cenário e da necessidade do pequeno empreendedor de continuar na plataforma, só há um caminho a seguir: pensar em formas de se beneficiar com a mudança.

De acordo com o CEO do Ecommerce na Prática Bruno de Oliveira, a nova política é para corrigir um antigo erro. Antes os clientes que compravam mais 120 reais e combinavam produtos no carrinho de compra ganhavam frete grátis. Este valor, no entanto, era descontado dos vendedores, apesar da opção do frete grátis ser do Mercado Livre, o que não soava muito justo.

Na nova tarifação o custo do frete grátis é um opcional para quem vender menos de 120 e grátis para quem vender mais de 120. No entanto, produtos mais baratos do que 120 pagarão uma taxa de 5 reais por cada um no carrinho, além da tarifa da plataforma. Ou seja: se vender um objeto de decoração por 10 reais e um cliente decidir comprar 2, o custo dessa venda num anúncio clássico (o mais “barato”) é alto. Ele fica em R$ 12,20, quanto o lucro é de R$ 7,80. Caso opte por dar o frete grátis para o cliente, ainda terá que custear isso, o que não valerá a pena na hora de fechar as contas.

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“O custo fixo será cobrado sempre que os produtos custarem menos de 120 reais e estiverem anunciado como Clássico ou Premium. “Independente do produto ser novo ou usado, se a venda for direta ou arremate e do tipo de envio selecionado – Mercado Envios ou serviço próprio), será cobrada a taxa”, explica Bruno.

A melhor solução para quem vende produtos muito baratos

Não dá para ignorar que algumas lojas vendem produtos super baratos e isso atrai clientes. O problema é que, com essa tarifa, a margem de lucro vai diminuir muito (e até não existir) em alguns casos. A solução é uma só: montar kits e combos dos seus produtos. Em vez de vender 1 lápis, por exemplo, faça um combo com cinco unidades para tentar embutir o valor dos cinco reais em vez de pagar cinco vezes por ele caso fossem vendidas separadamente.

A nova política do Mercado Livre é um modo de fomentar o mercado e aumentar a margem de lucro, uma solução que enxergaram para beneficiar aqueles que movimentam dinheiro na plataforma. Isso não quer dizer que é preciso aumentar o preço de seus produtos se não couber na sua estratégia, mas é hora de olhar para seu portfólio e entender como as ideias mencionadas podem ser aplicadas no seu negócio.

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