Cuidados ao montar uma loja virtual
Um projeto de e-commerce não é tão simples assim e existem alguns cuidados ao montar uma loja virtual para os quais você deve ficar atento. O SEBRAE mostra que mais de 40% das empresas no Brasil fecham em menos de 5 anos e no comércio eletrônico não é diferente. O melhor investimento que você pode fazer antes de abrir um e-commerce é justamente planejar em detalhes o projeto. Por isso reunimos algumas dicas básicas de cuidados para quem deseja abrir um e-commerce que certamente farão dessa estapa do negócio uma tarefa mais fácil.
Capacitação é essencial
Um dos principais cuidados ao montar uma loja virtual é saber exatamente onde você está se metendo. Entrar em um novo mercado sem conhecer os recursos que você tem disponível para o seu projeto é uma atitude temerária. Um curso independente sobre criação de lojas virtuais resolve este problema, pois nele você terá conhecimento das técnicas e ferramentas disponíveis para elaboração e execução do seu projeto de e-commerce. Nossa equipe possui um treinamento sobre criação de lojas virtuais que certamente irá lhe auxiliar nessa etapa.
Crie um plano de negócios para o e-commerce
Quando se fala em negócios no mundo físico, todo mundo logo pensa em um plano de negócios. No mundo virtual isso nem sempre acontece. Faça um plano de negócios para o seu e-commerce e coloque as coisas em ordem. A criação de uma loja virtual obedece a uma ordem e sem um planejamento você estará em maus lençóis.
Não se esqueça do marketing digital
Uma loja sem divulgação é como um outdoor no porão, ninguém vê. Um erro muito comum que percebemos em nossa consultoria é o esquecimento em relação ao marketing digital. Conheça as ferramentas e técnicas de marketing digital disponíveis no mercado para traçar o seu planejamento na área do web marketing. O grande diferencial do e-commerce moderno está no marketing
Fuja de soluções “mágicas”
Não existe caso de sucesso baseado em atalhos no e-commerce. O comércio eletrônico brasileiro está cada vez mais maduro e profissional. Esqueça soluções como loja grátis, loja sem gastar nada ou loja “faça você mesmo”. Esses são caminhos que dificilmente transformarão sua loja virtual em um case de sucesso. Um projeto de e-commerce precisa de profissionais de programação da mesma forma que uma equipe de Fórmula 1 precisa de mecânicos.
Foque em um nicho de mercado
Os nichos de mercado são a melhor porta de entrada para o comércio eletrônico, principalmente para o pequeno e médio empresário. Evite a briga com os grandes, pois você não terá a mínima chance em termos de preço e logística. Atuando em um nicho de mercado você só tem a ganhar. Além da baixa concorrência, os custos na área de marketing digital, como links patrocinados e SEO são bem menores.
Crie um diferencial competitivo
Mesmo atuando em um nicho de mercado é importante que você crie um diferencial competitivo para o seu e-commerce. Em termos de negócios online não adianta copiar um modelo já existente, a não ser que ele seja muito mal administrado ou explorado. Um diferencial fará da sua loja virtual uma referência e não apenas mais uma. Suas chances de sucesso aumentarão sensivelmente.
Escolha uma plataforma de e-commerce escalável
Um negócio foi feito para evoluir e galgar novos patamares. Por isso, na hora de escolher uma plataforma de e-commerce opte por uma que seja realmente escalável. A mudança de plataforma de e-commerce é uma operação extremamente traumática para qualquer e-commerce. Esse é um ponto que ressaltamos no roteiro para criação de lojas virtuais que distribuímos em nossos cursos, já que é muito comum vermos lojas ficarem estagnadas por impossibilidade de crescimento causada pela plataforma de e-commerce.
Aprimore-se sempre
Depois de montada a sua loja virtual, nunca pare de se atualizar! Participe de eventos, seminários, cursos, palestras e compre literatura a respeito, livros e revistas. O mundo do e-commerce é essencialmente dinâmico e estar a par do que há de mais moderno é essencial para o sucesso de uma loja virtual. Lembre-se que o primeiro negócio de qualquer negócio é permanecer no negócio!
Ufa!!! Foram apenas algumas dicas, mas já dá para perceber que a coisa não é tão fácil como muita gente diz. Tome esses cuidados ao montar sua loja virtual e certamente os resultados serão compensadores.
Categoria: Cases
Alberto, belo checklist!
Boa parte dos itens que você listou é ignorada até mesmo por profissionais mais experientes.
Para a parte da plataforma, não posso deixar de sugerir o Magento como alternativa de plataforma aberta. Temos um hotsite para mais informações sobre esta plataforma: http://www.ipagare.com.br/magento/tudo-sobre
abs
Olá Flávio
A solução Magento realmente é uma opção sensacional para um e-commerce, tanto que no Curso de E-commerce chegamos a criar umtreinamento para formar programadores para essa plataforma – http://www.cursodeecommerce.com.br/curso/curso-instalacao-configuracao-magento/
O grande problema que identificamos no mercado foi justamente a falta de profissionais capacitados para intalação e configuração dessa plataforma.
Um grande abraço
Alberto Valle
http://www.cursodeecommerce.com.br
Olá Alberto, ótimas dicas! Realmente muitas pessoas não se atentam a essas informações ao iniciarem o projeto …
Hoje temos clientes que vem de diversas plataformas justamente por não se preocuparem com a estrutura no inicio do projeto, e depois de algum tempo, a solução escolhida já não suporta o crescimento do cliente e é necessária a migração de plataforma, o que sabemos que é um dos processos mais complicados que uma loja virtual pode passar. Temos o caso de um cliente em especial, HTS Latarias, que só na troca de plataforma para a VTEX, aumentou em 47% sua conversão.
A escolha da plataforma é muito importante, procurem um sistema que seja sustentável, que acompanhe e auxilie no crescimento do seu projeto!
Abs
http://www.vtex.com.br
Olá Nubia
Realmente, a escolha da plataforma de e-commerce é essencial para o sucesso do projeto. É justamente por isso que em nosso curso Como Montar Uma Loja Virtual (http://www.cursodeecommerce.com.br/curso/curso-como-montar-uma-loja-virtual/) damos tanta ênfase a essa etapa do projeto.
Criamos inclusive um roteiro para auxiliar os participantes do treinamento a analisarem as diversas opções disponíveis no mercado e identificar aquela que mais se adequa ao seu projeto.
Um grande abraço
Alberto Valle
http://www.cursodeecommerce.com.br
Infelizmente os caminhos são estes, mas qual nicho de mercado hoje não briga com grandes ? Diferencial não existe, o mercado passa por maus ventos. E até os grandes estão fazendo de tudo que imaginar para vender. Marketing digital também é caro, e existe muitos picaretas e na maioria das propagandas não tem o retorno desejado, Por isso o comercio digital esta mesmo dificil . Abraço a todos
Olá Alex
Existem inúmeros mercados de nicho no Brasil que não são explorados. Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais sempre damos ênfase a esse tipo de atuação.
Quanto ao marketing digital, posso lhe garantir que ainda está barato se levarmos em consideração os padrões internacionais. Já as empresas brasileiras nesta área, quando bem selecionadas, dão um verdadeiro show de bola. O problema são os profissionais não qualificados que por vezes iludem os novos empreendedores digitais. Mas isso, existe em qualquer lugar. Cabe a você conhecer o funcionamento do mercado e suas ferramentas para poder separar o joio do trigo. Em nosso curso de Introdução ao Marketing Digital (http://www.cursodeecommerce.com.br/curso/curso-de-marketing-digital/) vários empresários, ao conhecerem as ferramentas de marketing online, aprendem a diferenciar as empresas sérias dos aventureiros.
Um grande abraço
Alberto Valle
http://www.cursodeecommerce.com.br
O nicho e a especialização são a meu ver a maior oportunidade que um pequeno tem para se diferenciar e crescer no ecommerce.
essa matéria resume bem uma coisa, abrir um e-comisere não e para aventureiros, e para quem sabe o quer e deseja ter um negocio próprio. Contar com uma empresa que possui experiência no desenvolvimento de projetos e extremamente importante. Nos da Bull Marketing estamos preparados e cintamos com os melhores recursos e parceiros no desenvolvimento de projetos com a plataforma Magento. O Ipagare e um importante parceiro para os meios de pagamento.
http://www.bullmarketing.com.br/magento-magento-e-commerce
Ótima matéria e dicas para a criação da loja virtual. Sou consultor de marketing digital e infelizmente muitas empresas montam loja em plataformas prontas ou grátis sem qualidade e recursos de otimização (SEO) e acham que “sozinhas” vão conseguir vender. Todo cliente que chega até nossa agência de marketing digital explicamos que assim como numa loja física, é preciso investir em publicidade online. Em relação ao fato de “picaretas” isso é em qualquer nicho, mecânicos de carro, geladeiras, etc. Por isso é necessário analisar e escolher o melhor profissional ou empresa. Parabéns pela matéria. Abraços, César Marcondes – Consultor de Marketing Digital da Rio Preto Guia-se.