Leilões On-Line

Leilões On-Line são aqueles realizados via web. A forma mais comum para a realização de um leilão on-line envolve se registrar como um vendedor em um dos vários sites disponíveis na rede. Praticamente todos os aspectos de um leilão tradicional são replicados.

Estes processos normalmente começam com o registro de um determinado item para o leilão. O vendedor define um lance mínimo que deve ser ofertado para que o bem seja vendido, assim como o tempo de duração do leilão. No final do leilão, o licitante vencedor apresenta o pagamento utilizando qualquer uma das opções previamente autorizadas pelo vendedor. Já o item leiloado geralmente é entregue ao vencedor por via postal.

Os sites de Leilões On-Line apresentam recursos para melhorar a qualidade do negócio. Muitos deles oferecem a possibilidade de incluir várias imagens do item apresentado, permitindo que os candidatos potenciais investiguem exaustivamente os itens antes de efetuar uma compra. Os licitantes também podem ver os comentários e avaliações apresentadas por outros que ganharam leilões realizados pelo vendedor. Isto torna possível que os interessados conheçam antecipadamente a reputação dos ofertantes.

Além de Leilões On-Line abertos publicamente, existe também o serviço privado. A participação nesses leilões é apenas por convite, e inclui um número limitado de participantes.

A gama de itens que podem ser oferecidos em um site de Leilões On-Line é extremamente diversificada, desde roupa infantil, roupas de casa, eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos. Mesmo bens como imóveis e veículos podem ser leiloados em um ambiente virtual. Através do eBay, por exemplo, foi possível vender uma pequena cidade nos Estados Unidos por um valor de 345 mil dólares.

Em termos de honorários, os sites de Leilões On-Line geralmente cobram uma pequena taxa pela publicação do item no leilão, além de valores extras para qualquer outro serviço promocional.