SEO garantido – Não seja enganado e fuja disso!
Garantidos na vida, você só tem três coisas, os impostos, os políticos corruptos e a morte. Para o resto, o bom senso funciona como um ótimo indicador. A contratação de um serviço de SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Busca, nem sempre é fácil, principalmente se você não tem noção do trabalho envolvido, técnicas básicas e procedimentos. Para o empreendedor que desconhece as técnicas de marketing digital, o serviço as vezes se situa entre o intangível e o imensurável, mas isso é apenas uma impressão. O trabalho de otimização de um site para que possa disputar as primeiras posições nas páginas de respostas dos grandes sites de busca como Google, Yahoo e Bing, pode sim ser mensurado.
Infelizmente, ainda existem no mercado algumas empresas e “especialistas” que tentam passar uma ideia de que possuem a “fórmula mágica” para colocar o seu site em uma posição privilegiada nas páginas de resposta dos grandes buscadores como o Google, Yahoo e Bing.
Garantia de primeira página nas ferramentas de busca
O ser humano detesta tratar com incertezas e esse é justamente o argumento dessas empresas ou “profissionais de SEO”; a garantia de posicionamento na primeira página do Google. Se alguém lhe oferecer isso, descarte a contratação na mesma hora. Trata-se, sem qualquer margem de erro, de picaretagem. O algoritmo do Google não dá qualquer chance de alguém garantir qualquer posição nas páginas de resposta. Foi isso que fez com que a empresa se destacasse como a melhor ferramenta de busca do mundo.
Preço fixo para o seu posicionamento
Para o leigo isso pode parecer factível, mas na prática não é. Existem algumas “empresas de SEO” que oferecem seus serviços por um preço único, independente da estrutura do site, foco de mercado ou estratégia de marketing digital. Vamos tentar posicionar a situação no mundo físico. Se você chegar na oficina com um problema em seu carro e o mecânico disser que, mesmo sem saber qual é o problema o valor do concerto é X, você vai confiar no serviço que ele está lhe oferecendo? Em um trabalho sério de otimização para ferramentas de busca, a situação é a mesma.
Relacionamento “especial” com o Google
Essa é muito engraçada. Alguns Joselitos abordam os clientes alegando ter um “relacionamento especial com o Google” e por isso teriam condição de garantir uma posição privilegiada para o seu site. Esqueça! Isso simplesmente não existe! Uma empresa que apresenta esse tipo de diferencial está dizendo que a Internet é uma republiqueta de bananas em que um bom pistolão vai abrir as portas de divulgação online para você. O Google e outros buscadores de destaque não fazem qualquer tipo de acordo ou parceria com empresas de otimização, justamente para garantir a excelência de seus serviços e total imparcialidade no rankeamento dos sites que são apresentados em suas páginas de resposta à pesquisas. Essa é a essência do negócio e da credibilidade deles.
O que garante um bom posicionamento em termos de SEO?
A garantia de um bom posicionamento nas páginas de resposta do Google e outros buscadores de destaque é relevância do conteúdo e as técnicas de SEO aplicadas à uma página. O resto é pura propaganda enganosa. O processo de otimização de um site para ferramentas de busca, é atualmente, um dos principais pilares de qualquer campanha de marketing digital e por isso merece uma atenção especial por parte do estrategista responsável pela divulgação de uma marca ou produto no ambiente digital. Soluções fáceis e revestidas de atalhos para a boa prática são um ótimo caminho para o fracasso.
Categoria: Cases
Ótimo texto para começar o dia. Compartilhando…
Muito bem pensada esta matéria!
A contratação de um serviço de SEO é uma relação de confiança mesmo! Vc até consegue mensurar atráves de alguns indicadores, mas só a médio/longo prazo, e enquanto isso? O ideal é que seja feito uma auditoria pelo TI talvez…
O básico todos sabemos: indexação de todas as páginas, criação e análise constante das meta tags e principalmente RELEVÃNICA DE CONTEÚDO , portanto, dedique-se ao conteúdo do seu site para torná-lo mais atraente possível!
Marcella
Muito bom post!!! É bom tomar cuidado realmente!!!
Perfeita colocação, realmente existem inúmeras empresas que se aproveitaram da situação criando pacotes de valores fixos, com a promessa de ranking na primeira página em 3 a 6 meses, não existe a promessa, quanto aos valores isto vai de cada negociação. O correto é que ao contratar uma empresa de SEO, eles prestem um relatório das ações estratégicas, que podem variar de acordo com as mudanças no Google, Yahoo e Bing. Com isto feito, também deverá obter relatórios mensais contendo a subida e descida das palavras chaves, as visitas no site e o mais importante de todas elas, as conversões do site. Conversão no site seria por exemplo um preenchimento de formulário no site, uma compra realizada, um contato via chat ou qualquer outra forma que possa ser mensurável para o cliente.
Sem dúvida. Esse assunto foi muito bem tratado nesse texto. Alguns têm vendido o serviço de SEO como se fosse uma fórmula mágica para o sucesso de um site. Conscientizar as pessoas de que as técnicas aplicadas por si só não resolve, é muito importante. Além disso, o fato de se estabelecer preços fixos, sem levar consideração a estrutura do website, serve como desserviço a esse trabalho que pode ser tão profícuo. Se fizermos uma pesquisa simples na internet, veremos que muitas das empresas que oferecem esse serviço não estão bem posicionadas.
Abraço.
Para nós que trabalhamos no ramo de prestação de serviços, e em especial, com projetos de SEO, chega a ser revoltante ver “empresas” de um homem só, que oferecem pacotes de serviços a preços absurdos. Recebi semana passada um e-mail marketing de uma empresa oferecendo SEO + Gestão de Mídias Sociais por R$ 100,00 ao mês! Minha pergunta é: Que tipo de trabalho e quantas horas por dia se pode dedicar para um assunto tão complexo, cobrando esse valor por mês? O pior disso tudo, é que clientes sem experiencia e sem entender o grau de importância dessas ações, acabam achando a oferta vantajosa, e fecham negócio. É a prestação de serviço de baciada, a banalização de todo o processo de avaliação, diagnóstico, implantação das melhorias e gestão do dia a dia das contas nas diferentes redes, cada uma com suas particularidades e necessidades. Isso já aconteceu com o desenvolvimento de sites, logos, e agora invade o universo do posicionamento nas buscas e mídias sociais. Precisamos nos unir para que o mercado entenda o valor dos serviços prestados e os benefícios inseridos numa negociação séria e madura, com quem entende do riscado!
Realmente foi bem explicado no artigo, há várias empresas que prometem posicionamentos mas na verdade eles mesmos nem estão posicionados. E como cobrar pelo trabalho de SEO?