Desafios culturais prejudicam o sucesso de iniciativas de Big Data

| 07/05/2013 - 11:05 AM | Comentários (1)

fotolia

© Xuejun li – Fotolia.com

Um dos maiores desafios para as empresas implementarem iniciativas de Big Data é fazer com que diferentes unidades comerciais compartilhem informações entre os vários departamentos organizacionais e determinem quais dados devem ser usados em decisões corporativas. É o que aponta o relatório de tendências globais da TCS (Tata Consultancy Services), empresa especializada em serviços em TI, consultoria e soluções comerciais. Além destes desafios culturais, há também o desafio tecnológico, ou seja, uma empresa ser capaz de lidar com o alto volume, velocidade e variedade do Big Data.

Satya Ramaswamy, vice-presidente e diretor global de Mobilidade e de Soluções da Próxima Geração na TCS, afirma: “Big Data apresenta um enorme potencial e aqueles que o adotarem o quanto antes projetarão um alto ROI sobre seus investimentos. Porém, superar os desafios tecnológicos faz parte do processo. As empresas precisam considerar cuidadosamente a aplicação de iniciativas de Big Data na organização, como dividir os departamentos e olhar além de conjuntos de dados internos e estruturados. Para verificar o potencial do Big Data, as empresas precisam também levar em consideração as alterações culturais dentro da organização para acelerar a sua adoção”, completa o executivo.

Líderes e retardatários

O estudo classificou as empresas em dois grupos: os líderes e os retardatários em Big Data, sendo o primeiro aquele que mais investe no conceito. Segundo a pesquisa, os líderes em Big Data se diferem, principalmente, dos retardatários em três aspectos: análise e processamento do Big Data, combinação de dados utilizados e nos gastos.

– Os líderes em Big Data estão realizando análises fora das unidades comerciais (BUs), 79% deles utilizam a função de TI ou uma equipe específica para Big Data, com apenas 21% realizando as análises nas BUs. Os retardatários, por outro lado, realizam 68% de suas análises fora das BUs.

– Os líderes estão, ainda, utilizando mais dados não estruturados e semiestruturados (55%), e dados externos (37%), em comparação com os retardatários que utilizam 46% de dados não estruturados e semiestruturados e dados externos (26%).

– Outra diferença é que os líderes gastaram US$ 24 milhões em 2012 e esperam gastar US$ 26 milhões até 2015, considerando que os retardatários gastaram US$ 7 milhões no ano passado e projetam um gasto de US$ 13 milhões até 2015.

Independente de líderes ou retardatários, quase metade (44%) dos investimentos em Big Data são aplicados em funções empresariais de acordo com sua receita: vendas, marketing e P&D/Desenvolvimento de novos produtos. Muito pouco (24%) é destinado a funções de back-office, o que engloba TI, finanças e RH.

Os Estados Unidos representam a maior adoção às iniciativas de Big Data

Um detalhamento regional mostra que as empresas estadunidenses são líderes na adoção de iniciativas de Big Data (68%), seguidas pelas latino-americanas (51%), europeias (45%) e asiáticas (39%).

Varejistas lideram o grupo em Big Data

Apesar dos desafios e disparidades no sucesso, muitas empresas estão confiantes nos altos ROIs oriundos dos investimentos em Big Data. Entre os que tiveram programas de implementação, 43% previram um ROI superior a 25% em 2012. Os varejistas apresentam o maior número de líderes em Big Data com 35% dos que responderam à pesquisa esperando ROIs superiores a 50% no ano passado. Seguidos pelos setores de energia e recursos (33%), bancário e serviços financeiros (33%), high tech (27%), e mídia e entretenimento (25%). Por último, encontram-se as empresas de bens de consumo com apenas 17% prevendo ROIs superiores a 50% em 2012.

As previsões de ROI também são bastante variadas em cada região do mundo. A região da Ásia-Pacífico espera ter o ROI mais alto (71%), seguida pela América Latina (64%) e Europa (43%). A previsão mais baixa de ROI é nos Estados Unidos (37%).

Para mais informações visite www.tcs.com/BigDataStudy

Tags: , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. mauricio ortiz ciglio disse:

    Muito bom, eu li algumas coisas no bigdatabrasil.net e realmente estou muito interessado pelo assunto.

    O big data realmente é uma tendencia, e cada dia que passa, vai influenciar mais a vida das pessoas..

    Onde trabalho, no Road Solution, temos aplicado varias soluções de Big Data em nossos softwares.

    abs.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.