Empreendedorismo Digital
É inegável que a internet vem revolucionando nossa maneira de fazer negócios nos últimos tempos. A cada ano que passa, o mercado torna-se mais aquecido e grandes idéias surgem, colaborando para que a engrenagem do empreendedorismo virtual não pare de funcionar. Não é por menos. A barreira de entrada de pequenas e médias empresas no varejo eletrônico é cada vez menor. Com menos de R$ 100,00 por mês é possível ter uma loja na Internet, por exemplo.
No entanto, sabemos que a internet oferece muitas outras possibilidades do que somente lojas virtuais no portfólio de opções dos novos empresários. O ambiente online é absolutamente mutante e um dos grandes segredos para se empreender com sucesso nesse setor é estar atento a essas constantes mudanças. No mundo digital, o novo de hoje é o velho de amanhã, e esse conceito deve ser o primeiro item na lista de “atenção” do e-empreendedor. Pode-se dizer que o “timing”, também conhecido como time to market para lançar um negócio na internet é essencial nos dias de hoje. Graças ao acelerado crescimento econômico do país, aliado às novas oportunidades que surgem a todo o momento, não há espaço para morosidade.
Recentemente, nos deparamos com alguns fenômenos e cases de sucesso na internet brasileira e com modelos de negócios que já se tornaram íntimos dos usuários, como as compras coletivas. Com origem nos Estados Unidos, esses sites chegaram ao Brasil e, em poucos meses, já viraram febre entre consumidores e investidores. De acordo com pesquisa recente da e-bit, realizada entre 10/03/2011 e 14/03/2011 para a 23ª edição do relatório WebShoppers, 61% dos consumidores virtuais disseram conhecer o conceito de compras coletivas. Esse número, além de revelar um elevado índice de conhecimento em pouco tempo de atuação do modelo no país, revela a facilidade com que as pessoas se familiarizam e aceitam novos negócios nos dias de hoje.
O SaveMe é um grande exemplo de como empreender na internet é uma ação dinâmica e que boas idéias acabam gerando outras. Aproveitando a oportunidade que foi exposta no mercado de compras coletivas, a empresa reuniu todas as ofertas dos diversos sites do setor, oferecendo-as em apenas um ambiente. Em apenas dois meses de operação, foi adquirida pelo BuscaPé (outro exemplo de sucesso no mundo empreendedor). Modelos para ilustrar o cenário que estamos debatendo nesse texto não faltam. Na realidade, é exatamente o inverso. A eBehavior, empresa que atua com marketing comportamental no e-commerce e a Navegg, empresa de targeting online, também seguiram caminhos semelhantes ao agregador de ofertas.
É impossível citar modelos vencedores no universo online sem citar o Facebook. A rede social de Mark Zuckerberg começou englobando apenas usuários de universidades dos Estados Unidos e se tornou um verdadeiro gigante; tanto no mundo virtual, quanto fora dele. O segredo? Um pouco de inspiração e horas e horas de trabalho a fio. Alías, essa é uma característica do empreendedor virtual: buscar sempre melhorar seus produtos e serviços.
Com a evidência do Brasil no cenário mundial, principalmente pelos eventos esportivos que temos pela frente, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas, podemos esperar uma maior injeção de dinheiro de investidores externos no mercado nacional, alavancando ainda mais o poder empreendedor e de novos negócios pelos próximos anos.
Dentro dessa linha, pode-se nomear a inclusão digital como uma das aliadas responsáveis no crescimento da taxa empreendedora no Brasil. Lembramos que a Classe C já representa 50% do mercado de e-consumidores e tem uma média de idade menor em relação às outras classes sociais (41 anos do total do mercado X 37 anos da Classe C). Isso demonstra claramente que esse perfil está conectado e, muito provavelmente, empreendendo.
Apesar de nos depararmos freqüentemente com demonstrações de grandes empreitadas inovadoras na internet, antecipar movimentos e entender os nichos de mercado, muitas vezes não são suficientes para obter resultados satisfatórios como empreendedor, até porque não são apenas de sucessos que se baseiam a história do empreendedorismo na internet. Existem diversos desafios e etapas a serem cumpridas, carentes de atenção, para que os empresários evitem o temido fracasso.
Um dos maiores equívocos que os empresários cometem ao ingressarem nesse mercado é se iludirem com a baixa barreira de entrada do setor. É necessário, acima de tudo, que busquem uma especialização e capacitação para administrarem seus negócios de forma vitoriosa e que invistam em alguns elementos chaves, ideais para alavancar as cifras de suas empresas. Dentro dessa lista podemos nomear logística, marketing digital, finanças, tecnologia, design, redes sociais, vendas e atendimento. Todos esses quesitos são essenciais e fazem parte da cadeia de valor do empreendedorismo de uma forma geral. Afinal, empreender na web não é tão diferente de fazê-lo em outros canais.
Hoje, já existem diversos cursos voltados para empreendedorismo digital no mercado. Recentemente, o BuscaPé lançou uma iniciativa, chamada Universidade BuscaPé, que oferece capacitação profissional para quem deseja começar um negócio virtual, além de auxiliar profissionais que já atuam no setor, porém não tem o objetivo de empreender, a se tornarem consultores especializados.
Com tantas lacunas abertas na economia digital, não é de se surpreender que o número de empresas erguidas por novos empreendedores cresça cada vez mais. As idéias estão na cabeça, os consumidores estão ávidos por novidades e o cenário é perfeito para a construção de novos projetos. Você pode entrar nessa de cabeça, descobrir que empreender na web não é mais o futuro e sim o presente, ou pode ficar parado e aplaudir de pé o sucesso daqueles que apostaram nesse caminho. Qual será a sua escolha?
Categoria: Cases
muito bom esse artigo. gosto desse tipo de materia. tenho lido os artigos nesse site e tem me ajudado muito.
Parabens a todos.
um abraço
Moises Silva
http://www.trabalhenapraiablog.com/
Como sempre os artigos do ecommercenews estão de parabéns, são informações assim que precisamos para ampliar nosso horizonte quando o assunto é conhecimento.
Parabéns Pessoal,
Como iniciante neste mercado, estou aprendendo muito com os artigos aqui do E-commerce News. Matérias sempre objetivas e alinhadas para os pequenos empreendedores.
Euler Melo
http://www.modadosanjinhos.com.br