Erros comuns na análise da taxa de rejeição
A taxa de rejeição é uma medida padrão da web análise bastante comum e porque não dizer uma das mais importantes. Até mesmo os novatos sabem que reduzir a taxa de rejeição, que é a taxa de usuários que acessam um site e saem sem mesmo dar um único clique em outras páginas, deve ser um objetivo constante do administrador de um site. Em nosso curso de Google Analytics sempre chamamos a atenção sobre essa métrica que é uma das mais simples, porem das mais importantes na web análise. O problema é quando a métrica é mal interpretada e tirada do contexto do site, o que pode levar a interpretações errôneas. A arquitetura do site exerce uma forte influência sobre os valores dessa taxa, e por isso, deve ser sempre levada em consideração. Por isso, vamos analisar o comportamento da bounce rate em duas situações distintas, nas páginas de entrada e nas páginas internas.
Taxa de Rejeição da Home Page
A taxa de rejeição da home page de um site, blog ou loja virtual costuma ser bem menor do que a das outras páginas internas. Isso acontece porque, geralmente, a home de um site tem muito mais opções de informações e acessos que as páginas internas do site. No caso de blogs e lojas virtuais essa diferença tende a ser ainda maior, uma vez que, devido a própria estrutura desse tipo de sites, a página virtual funciona como uma vitrine de produtos no caso das lojas virtuais e de artigos no caso dos blogs.
No caso de landing pages bem estruturadas de campanhas online também verificamos este comportamento de redução da taxa de conversão. A taxa de rejeição tende a aumentar conforma a profundidade da navegação, o que pode ser facilmente constatado usando-se o Google Analytics ou qualquer outra ferramenta de web análise.
Profundidade da navegação afeta a Bounce Rate
A medida que a navegação vai se aprofundando, o estoque de novidades do site vai se esgotando, e por mais criativo e diversificado que seja o seu conteúdo, é natural que ocorra uma perda relativa de interesse. Portanto é inevitável que a bounce rate nestas páginas seja significativamente menor do que nas outras páginas. O próprio horário de visitação das páginas afeta essa taxa de rejeição em função do tempo disponível para as pessoas ficarem navegando pelo site. Tornar o nível da taxa de rejeição da home page como parâmetro para um processo de redução da taxa das páginas internas é erro grave e certamente levará a resultados desanimadores.
Categoria: Cases
Olá, Alberto! Realmente, tomar como parâmetro a taxa de rejeição da home page para o processo de redução da taxa das páginas internas é um erro, isso também acontece na análise de conversão (de visitante para cliente), onde a pessoa passa por várias etapas até chegar ao processo final (compra), muitos desistem no meio do caminho por algo simples, como é o caso do cadastro. Por isso é preciso analisar cada passo, e encontrar não só os que precisam ser melhorados, como também os que precisam se eliminados. Identificando onde estamos perdendo o público fica bem mais fácil corrigir desvios e alcançar nossos objetivos. Abraços.
Outro simples erro é padronizar o Bounce para todos os tipos de site. Naturalmente as ferramentas de Web Analytics adotam o Bounce Rate como um usuário que entrou no site e não efetuou nenhum evento (disparo de pageview) dentro do site. Isso pode ser eficaz para algumas análises, porém, para outras não muito.
Vamos pensar na situação em que tenho um blog corporativo e o usuário veio de uma busca orgânica. Ao entrar no artigo/notícia o usuário demora para ler o conteúdo, mesmo que de forma dinâmica. Muitos usuários, dependendo do mercado, preferem guardar a URL no favoritos para aí sim poder voltar a página e ler todo o conteúdo, fazendo primeiramente, uma leitura dinâmica. No caso, ele não estaria sendo uma visita com Bounce, mas para saber isso, deve-se nesse caso levar em conta, por exemplo, o tempo de permanência da visita. Podemos adotar no caso 20s de permanência para dizer se é um Bounce ou não. Para facilitar a medição, basta fazer um segmento avançado com a métrica e tirar o cálculo deste tipo de Bounce manualmente.