Ineficiência e sites de compras coletivas regionais
Pensar na criação de um site de compras coletivas em um mercado tão competitivo como o brasileiro pode parecer uma ideia estúpida, mas não é bem assim. Partindo de uma frase dita por Henry Ford, você verá que pode ser uma ótima ideia.
O mercado nunca é saturado com um produto bom, mas é muito rapidamente saturado com um produto ruim. Henry Ford
Isso mesmo. O mercado brasileiro de compras coletivas está saturado de um modelo de negócio que deixa muito a desejar em termos de satisfação do consumidor, mas ávido por uma proposta que tenha um real comprometimento com o público.
Os verdadeiros vexames em que se transformaram alguns sites de compras coletivas que oferecem ofertas que não são cumpridas, se por um lado enfraquecem o mercado, por outro abrem as portas para o surgimento de compras coletivas, realmente empenhados em entregar o que prometeram. Esse é o segredo para o crescimento dos pequenos sites de compras coletivas regionais.
O funcionamento é simples. Aproveitando a ineficiência do mercado, ou seja, o grande número de reclamações registradas pelos líderes de mercado, surgem pequenos sites de compras coletivas regionalizados e segmentados que estão tendo muito sucesso. Em nosso curso de criação de sites de compras coletivas temos visto cada vez mais empresários com esse tipo de proposta.
Os pequenos sites de compras coletivas regionalizados tem uma grande vantagem sobre os líderes de mercado: a identificação com o público. A proximidade com o público consumidor, o conhecimento de suas necessidades e anseios, facilita a identificação das ofertas mais adequadas para veiculação. Por outro lado, o relacionamento mais íntimo com a praça com a qual vão trabalhar, facilita a escolha dos parceiros dos sites de compras coletivas, evitando assim situações que possam trazer reclamações e decepções para os compradores das ofertas.
Combinando comprometimento com conhecimento de mercado
Essa combinação de fatores tem feito desses pequenos sites um verdadeiro sucesso a parte no mundo das compras coletivas. Obviamente o faturamento não chega perto dos grandes players do mercado como Peixe Urbano, ClickOn e GroupOn, que trabalham em uma escala muito maior, mas em compensação, o nível de satisfação dos consumidores é maior e consequentemente, o que garante o retorno desses cliente e um ótimo faturamento.
Portando, se você está pensando em criar um site de compras coletivas, #FiaADica: Explore a ineficiência dos grandes sites e fique mais perto do seu público oferecendo ofertas que realmente sejam cumpridas e que tragam vantagem real para o consumidor. É sucesso garantido.
Categoria: Cases
Na verdade acredito que estamos em um momento de transição neste modelo de negócio, pois o termo COMPRAS COLETIVAS surgiu quando precisávamos de um determinado grupo para validar uma oferta, e hoje o que as pessoas procuram e desejam de forma cada vez mais “ansiosa” são OFERTAS, DESCONTOS, enfim: VANTAGEM.
Quanto ao futuro deste mercado, acredito que ele irá crescer e se consolidar ainda mais nos próximos 2 anos, só que digo aos sites menores: ou se especializam no atendimento de seus mercados, segmentando sua atuação de forma inovadora (nível de serviço, modelo de venda, segmentação etc.), ou serão apenas mais uma opção.
Puxa, que interessante… bem parecido com algumas das idéias que coloquei recentemente em entrevista na TV Jovem Pan:
Parte 1
http://jovempan.uol.com.br/videos/internet-e-uma-boa-oportunidade-para-montar-negocio-proprio-64665,1,0
Parte 2
http://jovempan.uol.com.br/videos/executivo-explica-como-atrair-novos-investimentos-64664,1,0
Parte 3
http://jovempan.uol.com.br/videos/executivo-analisa-o-crescimento-do-sites-de-compras-coletivas-64663,1,0
Muito interessante sem dúvida essa perspetiva sobre o negócio das compras coletivas. O Brasil é um país muito grande pelo que as compras coletivas regionais tem tudo para dar certo.