Melhor empresa de varejo, B2W tirou proveito da crise
Em ano de crise financeira internacional e retração da demanda, o número de brasileiros que compram pela internet saltou de 7 milhões para 13 milhões. A grande beneficiada desse aumento foi a B2W, maior site de comércio eletrônico do Brasil e vencedora do prêmio de Melhor Empresa de Varejo no anuário Melhores e Maiores 2009, elaborado pela revista EXAME.
Com um portfólio diversificado, que inclui mais de 800.000 itens à venda, Pastro afirmou que a empresa teve maior facilidade para encontrar “nichos de mercado que podiam ser trabalhados independentemente da crise”.
Neste ano, o governo brasileiro também contribuiu com a adoção de medidas para incentivar o consumo, como a redução do IPI para os produtos da linha branca. Com isso, o setor varejista foi beneficiado e a B2W. pôde efetuar uma diminuição no preço final de seus produtos oferecidos ao consumidor, impulsionando as vendas.
Pastro mostrou otimismo em relação ao segundo semestre. Em sua opinião, a segunda metade de 2009 deve ser bem melhor para a companhia e para a economia brasileira do que os seis primeiros meses do ano.
Nem mesmo a crescente concorrência no comércio online é vista como um empecilho pelo executivo. Para ele, os concorrentes devem atrair mais clientes para a internet, ainda mais as marcas mais fortes, beneficiando o mercado em que atuam.
Categoria: Cases