Aprenda a criar botões que geram mais cliques

| 02/01/2013 - 07:20 AM | Comentários (7)

call-to-action

Você sabe o que são botões call-to-action e sua importância para as vendas no e-commerce? Botão call-to-action é o que chama o usuário para uma ação principal na página. Nas lojas virtuais, os mais comuns são os para cadastrar, pagar, adicionar ao carrinho e – um dos mais importantes – comprar. Ao longo da minha carreira já ouvi muitas dúvidas e já vi muitas receitas milagrosas sobre como criar botões que geram mais cliques. Se você procura por isso, esqueça! Não existem receitas milagrosas. O que existem são boas práticas que podem (e devem) ser seguidas por qualquer lojista para facilitar a navegação e a vida dos clientes. Veremos algumas a seguir.

1. Tamanho
O tamanho dos botões é determinante, pois botões muito pequenos ficarão perdidos na página, enquanto os grandes demais vão chamar tanto a atenção que irão sobrepor outras informações importantes, como valor do frete e prazo de entrega nas páginas de detalhes do produto, e até correm o risco de serem confundidos com um banner.

2. Forma
Botões precisam ter formato de botões. Eles não precisam necessariamente ser retangulares, mas é importante que o usuário o reconheça como um elemento “clicável”.  Há uma grande probabilidade de que botões com formatos incomuns, cores chapadas e sem volume gerem menos cliques.

3. Cor
Um dos fatores mais importantes, sem dúvida, é a escolha adequada das cores dos botões. Elas têm o poder de influenciar nosso comportamento, despertando sensações e emoções. O botão call-to-action deve ser de uma cor que desperte o interesse do seu cliente, deve combinar com as demais cores do site e, minha dica valiosa, devem ter uma cor exclusiva, ou seja, evite usar a cor do botão em outros elementos da página como títulos, ícones ou textos. Quando usar, escolha elementos que você quer que tenha alguma ligação com o botão, por exemplo, o preço na página do produto.

4. Texto
Há várias formas de dizer a mesma coisa. Quando escolher o texto, use verbos no imperativo e dê informações suficientes para que o cliente não tenha dúvidas. Por exemplo, no carrinho, evite usar botões com o texto “continuar”, pois eles não especificam bem a ação que será tomada. Você vai continuar comprando? Continuar com o processo de compra? Se o cliente ficar em dúvida, há grande chance de ele escolher outra loja para comprar. Assim como é importante fornecer informações claras, os botões também devem deixar claro para onde seremos levados quando clicarmos. Aqui deixo outra dica valiosa: Agregue valor aos seus botões mostrando ao usuário o que ele irá ganhar ao clicar. Por exemplo, na página do produto, use “Compre com frete grátis” ao invés de simplesmente “Comprar”.

5. Fonte
Fontes simples e de fácil leitura aumentam a conversão dos botões. Evite o uso de fontes cursivas ou fontes de tamanhos muito pequenos. Quanto mais rápido o botão passar a informação que precisa, mais cliques ele irá gerar.

6. Ícones
Vários estudos de usabilidade indicam que a associação de ícones e textos facilitam a compreensão do usuário, portanto, use ícones que transmitem a informação por si só, mas sempre associe-os com textos. Ícones sozinhos correm o risco de não serem reconhecidos por muitos usuários.

7. Posicionamento
A posição adequada do botão na página melhora sua visibilidade. É importante dizer que tudo o que aparece antes da dobra (aquilo que aparece sem a necessidade de rolar a página) tem mais destaque do que o que vem depois da rolagem, por isso, é importante que o botão principal esteja sempre antes da rolagem.

8. Respiro
Sabe aquela sensação claustrofóbica de quando você entra em um ambiente pequeno, cheio de quinquilharias, e parece que você mal consegue respirar? Pois é, o mesmo se aplica a internet. Páginas com muita informação e sem o espaçamento correto fazem com que as informações sejam mais difíceis de serem localizadas e passam a mesma sensação de desconforto ao usuário descrita acima. Portanto, saiba utilizar o espaçamento correto entre os elementos e, principalmente, ao redor dos botões principais.

9. Repetição
Alguns players do mercado têm usado uma estratégia que funciona. Repetir o botão em outros locais da página para incentivar o clique. Use essa estratégia sabiamente e veja os resultados que ela traz.

10. Call-to-action é Call-to-action
Se a sua página tiver vários botões, lembre-se que há uma hierarquia de interesses na página e foque apenas naquele interesse principal, seja ele a venda, o cadastro ou o compartilhamento. Não caia no erro de encher a sua página com botões call-to-action, pois isso não funciona. Foque em, no máximo, dois botões por página. Caso sejam necessários outros botões, dê um peso secundário, escolhendo cores com menos contrastes e em tamanhos menores.

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Categoria: Tutoriais

Sobre Diego Jusinskas: Diego Jusinskas é especialista em User Experience da VTEX, empresa especializada em tecnologia para o comércio eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (7)

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  1. Sandro disse:

    Muito bom este post. A estratégia call to action representada pelo botão, é o princípio da conversão, seja qual objetivo for. O que é feito para se clicar no botão é o pulo do gato.

    http://www.designbrasil.art.br/

  2. Fabio disse:

    Gostei da matéria, vou implatar em minha loja virtual…

    http://www.jrpneus.com.br

  3. Luiz Dias disse:

    Excelente Diego. Muito boa iniciativa e artigo. Parabéns!

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  4. Diana Sequerra disse:

    Excelente artigo. Qualquer um pode aplicar e testar os resultados. Parabéns!!!

  5. Cindy disse:

    Excelente artigo, mostra aimportância de estratégias no mundo digital, ou seja, não é só fazer… tem que saber o que fazer. Parabéns.

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  6. Alexandre disse:

    Boa matéria, porém poderia ser mais expansivo.

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  7. Carlos André disse:

    O conhecimento deve ser compartilhado.

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