Certificações atraem clientes no comércio virtual

certificacao-comercio-eletronico

O e-commerce nacional cresceu e se consolidou na última década, mas grande parte dos consumidores ainda sente apreensão ao comprar online. O principal receio envolve, sobretudo, a proteção às informações bancárias e possíveis ataques de cibercriminosos. Para transmitir credibilidade aos consumidores, as lojas virtuais apostam em certificações de segurança e qualidade.

A iniciativa se prova efetiva. A presença de selos na página inicial de um comércio eletrônico é considerada o terceiro fator que mais traz segurança e confiança aos consumidores, com 65% das respostas de acordo com o último relatório Webshoppers. Fica apenas atrás de proteção das informações dos cartões (68%) e credibilidade da marca (66%). Além disso, estudos feitos pela e-bit e o Site Blindado mostram que selos e certificações podem aumentar as taxas de conversão em até 73%.

“As certificações e selos confirmam ao usuário que a loja virtual se preocupa com a segurança e comodidade, buscando soluções e conteúdos para estar sempre atualizada às principais tendências de seu mercado”, comenta Mauricio Salvador, presidente da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

A própria entidade disponibiliza uma certificação em quatro categorias: “profissional associado”, para prestadores de serviços, “empresa associada”, “empresa premium” e “empresa mantenedora”. Cada uma tem especificidade diferente e traz diversos benefícios para as organizações associadas.

Especialização

Os selos também indicam habilidades do lojista virtual ou da empresa prestadora de serviços em setores específicos. É o caso, por exemplo, da EZ Commerce, plataforma de comércio eletrônico para empreendedores virtuais. Ela se destaca principalmente por sua atuação no MercadoLivre, considerado o principal marketplace virtual da América Latina.

“O MercadoLivre conta com varejistas de grandes volumes de anúncios e faturamento e apenas quem vende neste ambiente conhece suas particularidades. O nosso diferencial é realizar uma integração totalmente focada na experiência desses lojistas, colocando o desenvolvimento técnico em primeiro lugar, com a homologação de uma solução pronta ao final do processo”, ressalta Henrique Mengue, cofundador e CEO da EZ Commerce.

Performa.AI
Smarthint
olist

Com 160 clientes na plataforma, a EZ permite que o varejista gerencie tudo em um único canal, como anúncios, respostas e vendas, conciliando a operação e a administração das lojas virtuais no marketplace e em seu próprio site, de forma ágil e unificada. Em 2015 conquistou o Prêmio MercadoLivre de Empreendedorismo na categoria “Melhores Práticas em Tecnologia” – agora exibido com destaque na página inicial da companhia.

Divulgação de ações socioambientais

Além do respaldo, as certificações vão além e convidam os usuários às boas práticas sociais. A GreenClick oferece um selo socioambiental para e-commerces e sites ao trocar as visualizações de acesso pela manutenção de florestas. O objetivo é reduzir o impacto de CO2 dos datacenters que mantêm as páginas na web. O selo é publicado e mostra informações desta prática, como a quantidade (em quilo) de gás carbônico neutralizado.

“Muitos lojistas e empresários nunca pararam para pensar, mas o próprio site que eles possuem contribuem para a emissão de gás carbônico no planeta. Com o selo, queremos expandir a sustentabilidade e mostrar ações simples que realmente façam a diferença na sociedade”, confirma Flávia Pini, diretora de marketing da GreenClick.

Confiança na gestão financeira

Quando se fala em segurança no e-commerce, o principal departamento afetado é o financeiro: ao mesmo tempo em que busca soluções robustas para confirmar os pedidos dos consumidores, os lojistas precisam de plataformas que auxiliem na gestão financeira do negócio. Desta forma, é muito importante saber diferenciar no mercado fornecedores que estão constantemente se atualizando e buscando certificações para garantir a melhor solução possível.

A Equals, por exemplo, se tornou na primeira empresa brasileira do setor de conciliação de meios de pagamento a receber a certificação SSAE/16 (Statement on Standards for Attestation Engagements no. 16), um conjunto de práticas de auditoria e controle para empresas de serviços. É um dos principais reconhecimentos neste segmento.

“A SSAE/16 é um atestado internacional da qualidade e segurança dos serviços prestados e é exigida por empresas com ações negociadas nas bolsas de valores dos Estados Unidos e da Europa, por exemplo. Quando enviamos um relatório de recebíveis ao cliente, e ele vem com a certificação, os dados ganham mais peso e credibilidade, o que nos torna cada vez mais reconhecidos”, salienta Fabrício Costa, CEO da Equals.

Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
E-Goi
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
Trezo
E-Commerce Logística
World Pay
Socialrocket
E-completo
Precode
IHouse Web
Smarthint
JET e-business
Ciclo
 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.