Ciclo MPE.net na Feira do Empreendedor reúne cerca de 500 participantes

| 09/02/2015 - 17:27 PM | Comentários (0)

mpnet

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) abriu sua participação da Feira do Empreendedor Sebrae SP, no último dia 7, com a participação de cerca de 500 pessoas na edição especial do Ciclo MPE.net.  Os visitantes lotaram os três painéis que abordaram os pilares dos seminários que percorrem o Brasil durante o ano – infraestrutura, operação e marketing no e-commerce.

Gerson Rolim, consultor da camara-e.net e mediador do painel sobre infraestrutura, falou aos presentes sobre o ritmo de crescimento do e-commerce no país, citando resultado do relatório Webshoppers 2015, divulgado semana passada. “Em 2014, mais de 10 milhões de novos usuários compraram pela primeira vez pela internet – isso equivale à população de Portugal”, comparou. Para Rolim, o cenário de retração da economia não deve influenciar no desempenho do comércio eletrônico. “O e-commerce normalmente cresce mais em época de crise do que em períodos normais, porque o consumidor quer economizar cada centavo, e nas compras online ele tem à disposição ferramentas de comparação de preço a um clique do mouse”, diz. Participaram do painel de infraestrutura Edson Pereira, do Sebrae, Karine Nascimento, da Soluti, e Paulo Peres, da Embrasoft.

O segundo painel, sobre operação, foi mediado por Ludovino Lopes, presidente da camara-e.net. Ele chamou a atenção dos participantes para os desafios logísticos, como as distâncias continentais do país,  que as lojas virtuais enfrentam e que podem colocar o negócio a perder se não forem superados.  “São questões sobre os quais o lojista não tem controle direto, mas que precisa pensar durante a operação do seu negócio”, disse Lopes. Participaram desse painel Anderson Ferreira Martins, dos Correios, Walter Campos, do Mercado Pago, e Ana Paula Paschoini, do BNDES.

O terceiro painel, sobre Marketing, mediado por Daniel Cardoso, da Universidade Buscapé, foi aberto com uma palestra de Fernando Kimura sobre neuromarketing. Kimura mostrou aos participantes como determinadas formas de comunicação podem influenciar o e-comprador de maneira positiva ou negativa. “O e-consumidor é o que mais compra pelo inconsciente, e o lojista tem de se aproveitar dessa característica do negócio”, explicou ele. Já Elias Junior, consultor do Sebrae, falou da importância de o lojista conhecer o cliente e o seu público. “Planeje o seu negócio, começando pelo registro de domínio, que deve ser o mesmo que o nome escolhido, faça um site responsivo para atender aos consumidores de diferentes plataformas, ofereça conteúdo relevante, direcionado ao segmento, e use as redes sociais que mais se adequam ao seu negócio”, encerrou Elias Junior.

As atividades do Ciclo MPE 2015 começam em 3 de março, na cidade de Uberaba, em Minas Gerais. Consulte a programação anual no site http://www.ciclo-mpe.net/.

Tags: , , ,

Categoria: Eventos

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
e-completo
Vtex
Mailbiz
Viewit
Digital UP
Softvar
LojaMestre
Braspag
Superpay
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Akna
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
ChannelAdvisor
F1soluções
Wiser
MasterPass
Enviou
Internet Innovation
Signashop
Xtech Commerce
ComSchool
Thumb
Brasil na Web
Nação Digital
COMM2
E-Commerce Logística
Maplink
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.