Netshoes lança aplicativo que identifica modelos de tênis a partir de imagens do produto
A Netshoes anunciou hoje (5) o lançamento do “Netshoes Click”, um app mobile que permite identificar modelos de tênis a partir de uma foto do produto e ainda comprá-los pelo celular.
O aplicativo, desenvolvido inicialmente para plataformas Android e iOS, faz uso de algoritmos inteligentes, como OCR (Optical Character Recognition), Object Recognition, Algoritmo de Reconhecimento Facial (adaptado para reconhecimento de produtos) e Vetorização Ponto a Ponto, que permitem que o produto seja reconhecido por meio de uma imagem, usando como critérios de identificação cor, marca, linha e modelo do tênis. O app identifica o modelo exato ou apresenta sugestões de produtos similares disponíveis na Netshoes.com.br, independente da imagem ser plana ou tridimensional
Para utilizar o “Netshoes Click”, o usuário precisa tirar uma foto de seu celular, utilizando o aplicativo, ou escolher uma imagem já existente em seu smartphone. “Desenvolvemos algoritmos para reconhecer características dos tênis e cruzá-las com nosso banco de imagens, oferecendo produtos idênticos ou similares disponíveis em nossa loja virtual – que conta, hoje, com mais de 5 mil modelos”, diz Rodrigo Nasser, CTO da Netshoes. “Não há nenhum aplicativo similar no mercado, que una o uso da câmera do celular à busca. Nosso objetivo com esse lançamento é prover mais um serviço a nossos clientes – facilitando suas pesquisas – e oferecendo uma experiência tecnológica inovadora”, complementa.
Nasser ressalta ainda que, embora o app tenha um elevado grau de assertividade, a tecnologia passará por constantes inovações. “Quanto mais pessoas usarem, mais preciso ficará o app. Pois, diante do comportamento dos usuários, o Netshoes Click aprenderá automaticamente se acertou ou não a indicação do produto e nossa equipe de Business Intelligence monitorará constantemente essa questão, para garantir a evolução do aplicativo”, explica Nasser. Além de melhorar a assertividade, a previsão é que a identificação de produtos seja expandida para outras linhas do catálogo da Netshoes, e não somente tênis. Um exemplo disso é que já estão sendo realizados testes com reconhecimento de roupas, e mais futuramente com vídeos.
Atualmente, o m-commerce representa 5% do share das vendas da Netshoes e a expectativa da loja virtual é atingir participação de 10% até o final de 2013. “A Netshoes aposta na mobilidade desde outubro de 2011, quando lançamos nosso m-commerce. Hoje, estamos oferecendo uma facilidade com inovação e tecnologia, que nos auxiliará a atingir essa meta”, conclui Nasser.
Categoria: Lançamentos