Nova política do Facebook tenta banir anúncios irrelevantes
Desde que o Facebook começou a veicular anúncios em 2007, muita publicidade estranha e irrelevante apareceu na coluna à direita da página de perfil. Mas isso está para mudar.
O Facebook começou a colocar em ação uma nova política que promete acabar com anúncios tipo spam, usando uma espécie de filtro que é parte automático, parte humano.
A nova politica, que entrou em vigor há cerca de duas semanas (e que será ampliada lentamente), foi descoberta pela Clickz. A medida promete “colocar um freio nos marqueteiros que empregam atributos de usuário – como gênero, idade, e localização – de forma livre em seus anúncios”.
Isso significa, por exemplo, que anúncios voltados a moradores de São Paulo com 27 anos de idade que não oferecem realmente nada serão eliminados.
Um processo similar de erradicação vai atingir anúncios que prometem o impossível – diga adeus aos avisos de “Laptop grátis!” que não apontam para qualquer produto real.
“A qualidade da publicidade é importante, e estamos sempre tomando medidas para assegurar que as pessoas vejam os melhores anúncios no Facebook, disse um porta-voz da rede social.
Efeito negativo
O novo protocolo de eliminação deverá reduzir a quantidade de spam no Facebook e distanciá-lo do festival de caixas piscantes que algumas vezes caracteriza o MySpace. No entanto, ele deverá ter um efeito negativo em anunciantes independentes.
Dan Sommer, CEO da Caridan Marketing Labs, comentou à Clickz sobre a queda em suas estatísticas de cliques depois que a nova política entrou em vigor.
“Se eu posso afirmar, na publicidade, que você é homem e vive em Nova York, isso é um grande apelo para taxas de cliques”, Sommer disse à Clickz. “Como eles não estão mais permitindo isso, os anúncios vão ficar um pouco menos envolventes e relevantes.”
Empresas da Fortune 500 não serão tocadas pela política. Isso faz sentido, já que essas companhias não costumam apelar para anúncios enganosos ou iscas inespecíficas.
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