Pesquisa revela desconfiança das empresas com fornecedores de cloud computing
Tecnologia promissora para o comércio eletrônico, a cloud computing ainda é alvo de desconfiança por diversos profissionais da área. Segundo um levantamento produzido pela Compuware, fornecedora de tecnologia para gestão de desempenho das aplicações, 79% das empresas acreditam que ainda falta garantia de desempenho na nuvem.
De acordo com a pesquisa, realizada com 740 profissionais de TI no mundo inteiro, os “acordos de nível de serviço” (SLAs, ou “Service Level Agreement”, em inglês) ainda são muito simplistas na disponibilidade e falham em abranger os riscos à movimentação e gerenciamento de aplicações na nuvem. O estudo também revelou que quase dois terços dos entrevistados (63%) enxergam uma necessidade de métricas SLA mais consistentes e granulares, focadas na entrega contínua de qualidade para a experiência dos usuários finais. Os profissionais também gostariam de ver SLAs com tempo de resposta e qualidade para cada interação do usuário final com os sistemas; disponibilidade baseada em monitoramento detalhado e contínuo; e relatórios em tempo real baseado em SLAs.
Michael Masterson, diretor de soluções cloud na unidade de negócios APM (Application Performance Management) da Compuware, ressalta que algumas métricas, como o tempo em que o servidor ficou no ar, não traduzem os principais problemas da nuvem: “Por isso, o APM não é mais uma abordagem opcional; os usuários que apostam na nuvem devem buscar SLAs com garantias mais granulares em relação ao desempenho e solução rápida de problemas”, acrescenta.
O levantamento também elucidou outros descontentamos dos entrevistados concernentes à infraestrutura: com 75% dos profissionais de TI revelando que se sentem preocupados que a falta de controle das aplicações em cloud não permita que elas sejam totalmente otimizadas, reduzindo o retorno sobre o investimento na nuvem; e 62% das empresas enxergando a visibilidade limitada da infraestrutura como uma fonte de riscos e custos.
Categoria: Pesquisas