Preços elevados dos combustíveis fortalecem o e-commerce nos EUA, diz MasterCard
As vendas do e-commerce aumentaram 15,2% na comparação ano a ano em junho, o oitavo mês seguido de crescimento de dois dígitos, e o 23° de aumento no valor das transações, de acordo com relatório divulgado recentemente pela MasterCard Worldwide. As vendas de comércio eletrônico cresceram 15,9% com relação a maio deste ano.
A MasterCard foca seu relatório MasterCard SpendigPulses nas vendas de varejo, online e offline, e sob todas as formas de pagamento, incluindo cartões de crédito e débito de todas as marcas, cheques e dinheiro vivo. Como frequentemente é o caso, o relatório deste mês não inclui o valor nominal gasto em dólares, seja para o e-commerce ou varejo tradicional.
MasterCard afirma que nem todas as categorias de e-commerce tiveram um bom desempenho no mês passado. As vendas online de jóias caíram 12,9% em base anual; em contraste, vendas de bens de luxo como restaurantes de alto padrão, mas excluindo-se jóias, aumentaram 8,2%, de acordo com o relatório. No geral, as vendas de roupas também tiveram uma queda, mas de tímidos 0,2%.
Já as vendas online de roupas femininas tiveram um excelente mês, com um incremento de 12,2% nas vendas no ano a ano.
O total de vendas no varejo físico continua a ser prejudicado pelo aumento do preço dos combustíveis e o persistente desemprego enfrentado pela economia americana, afirma Michael McNamara, vice presidente de pesquisa e analise para a MasterCard Advisors SpendingPulse. Condições meteorológicas excepcionalmente úmidas em algumas partes do país também ajudaram a desestimular os consumidores a fazer muitas viagens para compras. “Por outro lado”, prosseguiu, “condições climáticas desfavoráveis e os altos preços da gasolina parecem ter ajudado o e-commerce a alcançar seu oitavo mês seguido de crescimento de dois dígitos”.
Categoria: Pesquisas