Visa testa pagamento em smartphones
A Visa iniciará em breve os testes do sistema de pagamentos sem contato para o iPhone, usando um case especial para o telefone desenvolvido pela empresa DeviceFidelity.
A companhia fabrica um add-on de pagamento sem contato, chamado In2Pay, que se encaixa no slot para cartão de memória micro SD encontrado em muitos smartphones.
O In2Pay funciona com o sistema payWave da Visa. No entanto, o iPhone não possui uma entrada para microSD, o que obrigou a DeviceFidelity a desenvolver um novo case para o telefone da Apple, contendo o slot para cartão e um link para o conector dock para adicionar a capacidade de pagamento.
O cartão microSD sincroniza com o iPhone por meio do case. A transação é completada ao passar o telefone na frente de um terminal de pagamento sem contato. O case é compatível com o iPhone 3G e 3GS. Por segurança, o uso do cartão microSD para pagamento pode ser bloqueado com uma senha.
A plataforma In2Pay é compatível com qualquer tamanho de cartão SD e funciona com a maioria dos sistemas operacionais móveis, como Symbian, Windows Mobile versão 6.x e Research In Motion da BlackBerry.
Cerca de 66% dos telefones móveis vendidos em 2008 possuíam slots para cartão de memória, com a expectativa de que esse número pule para 82% neste ano, de acordo com a DeviceFidelity, citando um estudo da consultoria iSuppli.
A DeviceFidelity argumenta que construir aplicativos em sua plataforma é mais vantajoso para bancos do que trabalhar com fabricantes individuais de telefone, como a plataforma In2Pay é independente do próprio telefone móvel.
O In2Pay é compatível com cerca de 65% dos modelos de telefones móveis e PDAs (Assistente Pessoal Digital) do mercado, segundo a DeviceFidelity.
De acordo com a companhia, o In2Pay também suporta outras importantes redes de pagamento, incluindo o Paypass, da MasterCard, e o Expresspay, da American Express.
A preparação dos cartões microSD de pagamento sem contato é similar aos utilizados nos cartões de crédito comuns. Um banco registraria um cliente, e o cartão microSD de pagamento de crédito ou débito seria enviado pelo correio ao usuário. O cartão poderia, então, ser usado para pagamentos assim que for inserido em um telefone compatível e ativado.
Categoria: Lançamentos, Notícias