E-Commerce e nichos de mercado: uma saída para a crise
Apesar do ritmo ter reduzido, o e-commerce, diferente do resto do varejo, continua a crescer de forma significativa no Brasil. Em 2015, foi observado um crescimento de 22% de valor transacionado, com uma projeção de 18% de crescimento para 2016 (fonte: ABComm). Da mesma forma, o número de lojas cresceu em mais de 20% – mais de 90.000 novas lojas – entre Fevereiro de 2015 e Fevereiro de 2016.
A participação das PMEs nesse segmento da economia vem também crescendo de forma significativa. Elas já representam hoje 22% do total dos valores transacionados, e mais de 90% do total de lojas online no país. A maior parte dos novos e-commerces abertos entre 2015 e 2016 foi justamente pequenas empresas entrando nesse mercado.
A crise econômica que o país vem enfrentando e a própria falta de crescimento do varejo tradicional são uma grande parte da razão desse crescimento. Seja para lojas que precisam encontrar outros canais de venda, ou para pessoas que foram demitidas de seus empregos e estão buscando uma forma de ganhar dinheiro, o e-commerce representa uma alternativa interessante pelas baixas barreiras de entrada.
É muito fácil hoje abrir uma loja online, e existem uma série de opções gratuitas de plataformas, meios de pagamentos, e todos os outros serviços que uma empresa desse tipo demanda. Mais do que simplesmente um canal alternativo, os números mostram que o e-commerce é hoje a primeira e única opção de quem está entrando no mercado. O número de empresas que tem um e-commerce e uma loja física recuou quase 10% de um ano para o outro.
Junto com o crescimento no número de lojas, os números mostram também uma tendência cada vez maior de foco em nichos de mercado específicos. O número de e-commerces que vendem menos de 100 produtos diferentes aumentou em quase 15%. Os nichos são interessantes porque permitem uma especialização maior da loja, criando um público cativo e reduzindo os custos associados com manter uma diversidade de produtos em estoque.
Uma das grandes promessas da internet sempre foi o “long tail”, ou seja, o conceito de que existe um grande universo de pessoas com gostos ou preferências muito específicas que poderiam ser encontradas e atendidas através de negócios online. O rápido crescimento e desenvolvimento que estamos vendo referente aos e-commerces de nicho confirma e valida essa teoria, e mostra a grande oportunidade que existe para esse tipo de varejo.
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