Buscadores mudaram comportamento do usuário

| 14/11/2009 - 00:06 AM | Comentários (0)

Jakob Nielsen, diretor da Nielsen Norman Group, famoso consultor especializado em usabilidade, divulgou mais um relatório anual de sua empresa sobre os hábitos dos usuários. Segundo ele, houve uma mudança no comportamento dos usuários, que teriam hoje muito menos paciência na hora de navegar do que no passado recente.

Esta mudança pode ser confirmada com base em vários dados levantados pelo relatório. Hoje, em 2008, o usuário consegue atingir mais suas metas do que em 1999 (75% de sucesso contra 60% anos atrás) e prefere ir “diretamente ao ponto”, ao invés de ficar navegando “à deriva” pelos sites.

Esta seria uma influência direta dos buscadores – em 2004, diz a consultoria, 40% das pessoas visitavam primeiro a home de um site e a partir de lá chegavam à informação que procuravam.

Hoje apenas 25% dos usuários mantém esse padrão, enquanto a maioria dos usuários prefere acessar um determinado site rapidamente, completar uma tarefa e sair.

Segundo Nielsen em entrevista à BBC, as pessoas preferem sites que vão direto ao ponto. Por estarem mais habituadas ao ambiente interativo estão também mais resistentes às promoções e outras escolhas editoriais que tentam distraí-los.

Neste sentido, defende ele, os usuários não toleram sinais sonoros e outras aplicações adicionadas com o objetivo de tornar interfaces mais amigáveis – mas que no fundo atrapalham, pois deixam as páginas mais pesadas, o que aumenta a impaciência dos usuários com relação ao site.

Muita gente discorda de Jakob Nielsen, designers especialmente. O especialista em usabilidade pode até ser simplista, funcional em excesso (seu site useit.com não muda há anos) e defender interfaces espartanas demais para nós brasileiros.

Pode ser realmente o “profeta do óbvio” – mas enxergar o óbvio nem sempre é uma qualidade muito comum.

Autor: Clecia Simões

Tags: ,

Categoria: Artigos

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.