10 Itens Fundamentais do Carrinho Eletrônico

| 22/06/2011 - 01:02 AM | Comentários (5)

Existem várias razões para que os carrinhos sejam abandonados. Aqui abro um parêntese para comentar algo inusitado que vi estes dias, é que alguns alunos de um curso sobre gestão de comércio eletrônico estão pensando em criar uma campanha intitulada “Adote um Carrinho Abandonado” de tão grave é este problema nos dias de hoje. Brincadeiras a parte, para que essa situação seja cada vez menor, existem elementos que são essenciais para reduzir essa taxa de abandono, sendo elas:

  • 1. Oferecer miniaturas das imagens dos produtos
  • 2. Os produtos devem conter link para página de detalhe, quantidade selecionada e preço (não custa reforçar)
  • 3. Sempre exibir o estoque atual do produto
  • 4. Botão para edição da quantidade e para remoção do item
  • 5. Exibir o telefone da empresa de forma clara e de fácil localização
  • 6. Conter uma interface simples e funcional, evitar elementos que possam distrair o consumidor
  • 7. Exibir destacado o sumário da compra (total, desconto, frete)
  • 8. Incluir referencia das ferramentas de segurança utilizadas pela loja
  • 9. Evitar grandes destaques para o Cupom de Desconto
  • 10. Fornecer cálculo de frete e taxas na própria tela do carrinho

Os itens abaixo são desejáveis, porém não fundamentais:

  • 11. Atalho para Chat Online
  • 12. Possibilidade de inserção do produto em lista de desejo
  • 13. Exibição das possíveis formas de pagamentos
  • 14. Exibição de detalhe resumido e flutuante do produto no próprio carrinho
  • 15. Mensagens de vantagens promocionais
  • 16. Componentes de Cross-Sell ou UpSell
  • 17. Possibilidade de envio para presente
  • 18. Impressão do carrinho

E claro a mais importante de todas as dicas é testar o carrinho com o maior número de pessoas e possibilidades para se acercar de todas as situações possíveis. A presença do consumidor dentro do carrinho de compra é praticamente estar a um passo de converter em venda. Por isso não devemos medir esforços para refinar esse processo para aumentar nossas vendas e por conseqüência o conforto e facilidade para os consumidores. Faça do carrinho uma ferramenta de vendas e não uma simples lista de compra.

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Categoria: Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo E-commerce (www.mundoecommerce.com.br). Atualmente como Diretor de Tecnologia no Orçamento NET (www.orcamentonet.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Proprietário da empresa DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br). Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico na E-commerce School, IMBA IGroup. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (5)

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  1. Victor Fernandes disse:

    Muito boa a matéria Marcelo. São elementos básicos que apesar de ser tão simples pode influenciar no sucesso de um comércio eletrônico. Você sabe me dizer qual a taxa de abandono de carrinho no mercado brasileiro?

    • Marcelo Goberto Azevedo disse:

      Victor,

      Não tenho esse dados, mas tentarei levantar alguns e lhe enviarei assim que tiver em mãos.

      Abraços

  2. Bruno Lima disse:

    Olá Marcelo, essa ideia do carrinho abandonado que vc ouviu foi na Ecommerce school?

    Abraços!

    • Marcelo Goberto Azevedo disse:

      Olá Bruno,

      Exatamente! Foi durante a aula que ministrei sobre gestão de TI com foco em Comércio Eletrônico.

      Abraços

  3. Lucilene de Sá disse:

    Ola, eu participei desta aula que você mencionou. Foi mesmo muito interessante essa “idéia” de campanha, tanto que acabei escrevendo um artigo durante a aula sobre a idéia. Aproveito para dizer que gostei muito da sua aula.
    Abraços

    http://espacoecommerce.blogspot.com/2011/05/campanha-adote-um-carrinho-abandonado.html

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