10 Itens Fundamentais do Carrinho Eletrônico
Existem várias razões para que os carrinhos sejam abandonados. Aqui abro um parêntese para comentar algo inusitado que vi estes dias, é que alguns alunos de um curso sobre gestão de comércio eletrônico estão pensando em criar uma campanha intitulada “Adote um Carrinho Abandonado” de tão grave é este problema nos dias de hoje. Brincadeiras a parte, para que essa situação seja cada vez menor, existem elementos que são essenciais para reduzir essa taxa de abandono, sendo elas:
- 1. Oferecer miniaturas das imagens dos produtos
- 2. Os produtos devem conter link para página de detalhe, quantidade selecionada e preço (não custa reforçar)
- 3. Sempre exibir o estoque atual do produto
- 4. Botão para edição da quantidade e para remoção do item
- 5. Exibir o telefone da empresa de forma clara e de fácil localização
- 6. Conter uma interface simples e funcional, evitar elementos que possam distrair o consumidor
- 7. Exibir destacado o sumário da compra (total, desconto, frete)
- 8. Incluir referencia das ferramentas de segurança utilizadas pela loja
- 9. Evitar grandes destaques para o Cupom de Desconto
- 10. Fornecer cálculo de frete e taxas na própria tela do carrinho
Os itens abaixo são desejáveis, porém não fundamentais:
- 11. Atalho para Chat Online
- 12. Possibilidade de inserção do produto em lista de desejo
- 13. Exibição das possíveis formas de pagamentos
- 14. Exibição de detalhe resumido e flutuante do produto no próprio carrinho
- 15. Mensagens de vantagens promocionais
- 16. Componentes de Cross-Sell ou UpSell
- 17. Possibilidade de envio para presente
- 18. Impressão do carrinho
E claro a mais importante de todas as dicas é testar o carrinho com o maior número de pessoas e possibilidades para se acercar de todas as situações possíveis. A presença do consumidor dentro do carrinho de compra é praticamente estar a um passo de converter em venda. Por isso não devemos medir esforços para refinar esse processo para aumentar nossas vendas e por conseqüência o conforto e facilidade para os consumidores. Faça do carrinho uma ferramenta de vendas e não uma simples lista de compra.
Categoria: Cases
Muito boa a matéria Marcelo. São elementos básicos que apesar de ser tão simples pode influenciar no sucesso de um comércio eletrônico. Você sabe me dizer qual a taxa de abandono de carrinho no mercado brasileiro?
Victor,
Não tenho esse dados, mas tentarei levantar alguns e lhe enviarei assim que tiver em mãos.
Abraços
Olá Marcelo, essa ideia do carrinho abandonado que vc ouviu foi na Ecommerce school?
Abraços!
Olá Bruno,
Exatamente! Foi durante a aula que ministrei sobre gestão de TI com foco em Comércio Eletrônico.
Abraços
Ola, eu participei desta aula que você mencionou. Foi mesmo muito interessante essa “idéia” de campanha, tanto que acabei escrevendo um artigo durante a aula sobre a idéia. Aproveito para dizer que gostei muito da sua aula.
Abraços
http://espacoecommerce.blogspot.com/2011/05/campanha-adote-um-carrinho-abandonado.html