A necessária evolução de conteúdo para o mercado brasileiro de e-commerce
Como já narrei nessa série de artigo, aqui trago um pouco de tudo o que ocorreu durante o Conversion Conference, que aconteceu na Flórida, Estados Unidos, e teve como foco trazer dicas práticas para aumentar a taxa de conversão das lojas virtuais, um dos temas mais procurados atualmente, por ser o caminho com o melhor desempenho para incrementar lucros em comércio eletrônico.
A primeira palestra do período da tarde foi feita por Justin Gray com o interessante “Why Your Killer Content is Not Making Your Business Money”. Já a segunda palestra, “Optimizing E-commerce: The Marriage of A/B Testing & Usability Studies at PayPal” por John Amir-Abbassi, apresentou casos de testes A/B feitos pelo PayPal em seu checkout e os resultados obtidos. Alguns detalhes interessantes foram os testes realizados no texto dos botões que mostravam bastante diferença nos resultados e replicação de um mesmo botão em mais de um lugar da página ressaltando a preocupação com a barra de rolagem, que ainda é um grande vilão da internet, mesmo nos EUA.
Logo após o intervalo, assisti a uma palestra cujo tema era muito interessante “Advanced Retargeting Strategies that You Should Have Implemented Yesterday” feita por Adam Berke, onde foram apresentadas algumas pesquisas mostrando que 25% das pessoas re-impactadas por uma campanha de remarketing no mesmo dia convertem, e que para os próximos dias os resultados são menores até o nono dia quando começam a ficar quase que insignificantes. Outro dado interessante apresentado é que mais de 75% das pessoas que convertem foram impactadas por menos de 30 displays.
Para fechar o evento, uma palestra que valeu ter ficado até o final foi feita por Susan Weinschenk, com o tema “The Top Ten Things You Need to Know About People” que falou sobre como a mente humana pode influenciar na tomada de decisão. Iniciou falando o que vários outros já tinham falado, que as pessoas são preguiçosas, não gostam de ter que pensar e focam somente no que precisam.
Complementou que a maioria dos processos mentais são subconscientes e que quando nos dão muitas escolhas acabamos não escolhendo nada. Foi uma abordagem muito interessante e de alto nível que envolveu psicologia e neurolinguistica aliado a tecnologia um pouco difícil de compartilhar com poucas palavras.
Para concluir esses dois dias de evento, enquanto nos grandes eventos temos uma abordagem mais superficial de diversos temas, grandes palestrantes no palco e muito, mas muito networking, aqui vimos um conteúdo bem específico, focado e interessante que pode atender desde o pequeno lojista até os maiores, mas realizado em um espaço bem mais modesto e pouco networking.
Por uma visão macro o Brasil está se aproximando da realidade do e-commerce dos países mais evoluídos nesse assunto, mas quando olhamos nos detalhes percebemos o quanto eles se preocupam com absolutamente tudo e nesse sentido ainda estamos bem longe.
Por isso deixo aqui meu manifesto: acho uma pena não ter eventos locais com essa qualidade de conteúdo e creio que muito disso vem do perfil atual dos profissionais de e-commerce que estão acomodados devido ao crescimento orgânico do mercado e a valorização dos seus cargos devido a escassez de recursos capacitados. Realmente é decepcionante não ver nenhum outro brasileiro e profissional do mercado de e-commerce participando de um evento como esse. Espero que nos próximos possamos ajudar a mudar esse cenário.
Enfim, este foi o melhor evento que participei neste ano e espero que todos tenham gostado da cobertura. Teremos muito mais conteúdo sendo divulgado nos próximos meses falando sobre aumento de taxa de conversão.
Categoria: Cases
Conteúdo é rei. Ainda penso assim. A essência do material a ser decifrado, da mensagem a ser transmitida, que depende em parte também de algumas variáveis como publico alvo, comportamentos diversos e objetivos a serem alcançados.