Dia do Consumidor: bom momento para e-commerce brasileiro demonstrar maturidade
A preocupação do varejo com as vendas online é evidente. Afinal, só em 2013, o e-commerce brasileiro faturou 28% a mais que o ano anterior, somando R$ 28,8 bilhões, de acordo com dados da pesquisa da consultoria e-Bit. Para estimular ainda mais esse crescimento, foi criado neste ano o Dia do Consumidor no Brasil, marcado para o próximo 19 de março. Com campanha de R$ 15 milhões da Buscapé Company, a meta é de oferecer produtos com desconto aos brasileiros e, consequentemente, aumentar as vendas no primeiro semestre do ano – período tradicional de retração do consumo.
Na última sexta-feira de novembro, acontece há dois anos no varejo online brasileiro algo parecido, o Black Friday. No entanto, o dia de compras nacional via web não costuma obter o mesmo sucesso que o seu originário norte-americano. Nos Estados Unidos, a data é conhecida por promoções arrasadoras. Aqui, ganhou o apelido de Black Fraude, além de muitos estabelecimentos apresentarem instabilidade devido ao alto número de acessos em um intervalo curto de tempo. Ainda assim, movimentou R$ 770 milhões em poucos dias. Para o Dia do Consumidor, a expectativa também é alta e devem participar Americanas.com, Casas Bahia, Centauro, Dell, Extra, Magazine Luiza, Marisa, Netshoes, Pontofrio, Ricardo Eletro, Saraiva, Shoptime, Submarino e Walmart.com.
Essas datas costumam ser bons momentos para o e-commerce brasileiro demonstrar maturidade. É necessário ir além dos servidores estáveis que possam suportar a alta nas vendas. O preparo dos estabelecimentos online deve ser comprovado por meio de planejamento logístico. Um exemplo que acompanhei foi no Extra, um dos principais marketplaces do país. Eles apostaram no investimento em tecnologia para atender à demanda do último Black Friday e do Natal – igualmente um período de alto fluxo de vendas. No site da loja, foi implantado um sistema reforçado de cálculo de frete. Afinal, um dos principais motivos de abandono dos carrinhos de compra é a falta de opções para entrega de mercadoria (custos e prazos). De nada adianta apresentar bons preços e condições de pagamento, se o consumidor vai pagar caro ou esperar muito pelo recebimento do produto.
Também é fundamental investir em negociação prévia com transportadoras a fim de garantir um melhor preço final ao consumidor e que, ainda assim, seja vantajoso ao negócio. Nessa época, ajuste de estoque também é primordial para garantir a entrega dos produtos vendidos – principalmente aqueles que estiverem com desconto elevado. Outro aspecto importante é a devida interpretação das tabelas de frete enviadas pelas transportadoras. Quando realizado de maneira manual, esse processo é extremamente trabalhoso e passível de erros de interpretação. Se automatizado, é possível fornecer ao consumidor o preço e prazo real da entrega, considerando, ainda, uma margem de lucro saudável ao gestor. Nesse caso, também há a opção de criar campanhas de frete grátis – grande atrativo aos consumidores virtuais.
Portanto, é um momento que exige grande preparo dessas lojas, a fim de que possam lucrar com a ocasião. São nessas horas que o gestor tem a possibilidade de cativar o consumidor – por meio do investimento em tecnologia – e fidelizá-lo. Não só para Dia do Consumidor ou Black Friday, essa postura tem por objetivo qualificar todo o processo de venda online. Em uma ponta, tem-se um lojista satisfeito por observar retorno sobre o investimento. Na outra, um consumidor contente com uma compra realizada de maneira eficaz e segura.
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