Atenção aos abandonos de carrinhos de compras
Em uma pesquisa elaborada pela Forrester Research no ano de 2010, demonstrou que 88% das possíveis vendas on-line não são concluídas, o conhecido abandono dos carrinhos de compras. Já que perder clientes potenciais não é bom para nenhum negócio, existem alguns métodos que ajudam na tentativa de diminuir a taxa de desistência.
Ferramentas de análise como o Google Analytics são úteis para verificar em que ponto os clientes entram e, o mais importante, abandonam o processo de check-out. No Analytics isso é conhecido como Visualização de funil – a página em que se conclui o pagamento é a ponta do funil. Se, por exemplo, a maioria dos visitantes não vai além da página que informa os detalhes do envio, talvez seja necessário reformular a página, ou explicar de forma simplificada os custos do transporte no início do processo, pois o valor elevado dos custos de transporte é uma das principais razões do abandono de carrinho de compras. Oferecer descontos ou entrega gratuita pode comprimir seus lucros, mas deve ser ponderado.
As melhores práticas sugerem que os processos de check-out devem ser o mais simples e rápido, pois etapas longas e com certo grau de complexidade resultam em perdas de clientes. A criação de um processo eficiente resultará em maior retenção de clientes
Cerca de um quinto dos consumidores não prosseguem com uma possível compra no e-commerce devido a preocupações com a segurança. Ao exibir ícones de segurança em todo o processo de compra você tranquilizará os clientes sobre a segurança de seu site.
Mas não é apenas melhorando o sistema de vendas que obterá melhores resultados. Em torno de 1/3 dos clientes que abandonam seus carrinhos estavam apenas verificando preços, e cerca de ¼ abandona a compra por considerar o valor do produto muito elevado. Isso torna imperativa a necessidade de sempre manter um preço competitivo.
Nunca será possível eliminar totalmente os abandonos do carrinho, pois uma grande parte dos clientes simplesmente não está apto para a compra. Ao disponibilizar a possibilidade de salvar informações de um processo de compra para um reinicio posterior poderá ajudar em uma possível volta do cliente.
Ao fazer sempre uma análise de seu desempenho e seguir as melhores práticas, será possível reduzir o número de potencias vendas que não se concretizam.
Categoria: Cases
Muito bom.
Se perceberem, o artigo trata do seguinte:
“As melhores práticas sugerem que os processos de check-out devem ser o mais simples e rápido…”
USABILIDADE. Sou fã dela quando bem aplicada ao checkout
“Cerca de um quinto dos consumidores não prosseguem com uma compra devido a preocupações com a segurança…”
CREDIBILIDADE!
“Cerca de ¼ abandona a compra por considerar o valor do produto muito elevado. ”
Preço eu coloco dentro de POSICIONAMENTO
Todos estes eu chamo de Os 3 Arqui-inimigos dos Carrinhos Abandonados, sobre os quais falo neste artigo:
http://ecommercenews.com.br/artigos/cases/os-3-arqui-inimigos-dos-carrinhos-abandonados
Mas como o próprio artigo cita:
“Nunca será possível eliminar totalmente os abandonos do carrinho, pois uma grande parte dos clientes simplesmente não está apto para a compra.”
Se o cliente não está pronto, paciência. Mas de novo o POSICIONAMENTO pode ajudá-lo a lembrar da sua loja quando estiver pronto.
Abs