Compras Coletivas com o pé no chão

Muita gente anda dizendo que existem sites de compras coletivas demais e que o mercado está saturado. As pesquisas também mostram que mais de 25% deles já fecharam. O que pouca gente comenta é que nem todos foram construídos sob bases sólidas e com real conhecimento sobre os fundamentos de mercado e sua mecânica.

A partir do segundo semestre do ano passado houve uma verdadeira febre de sites de compras coletivas. É o que a gente chama de “estouro da manada”. Pelo fato do modelo ser muito simples, muitos empreendedores acharam que aquela seria a chance de ouro de ganhar muito dinheiro, em pouco tempo, sem muito investimento e de forma fácil.

Essas foram quatro ilusões que impulsionaram muita gente para esse segmento e que também foram as responsáveis pela quebras que estamos observado atualmente. Vamos analisar então estas ilusões para descobrir exatamente o que levar em consideração na hora de criar um site de compras coletivas.

Primeira Ilusão – Ganhar muito dinheiro

É inegável que os sites de compras coletivas tem um faturamento elevado, mas isso não significa que seja um “rio de dinheiro”. O faturamento é proporcional ao investimento, e acredite, em termos de compras coletivas, esse investimento vai muito além do custo de um sistema. Como comentei no primeiro artigo em que falava sobre o custo de criação de um site de compras coletivas, o custo do sistema em si não é nada de exorbitante. O grande problema é que esse não é o único custo do projeto.

Segunda Ilusão – Retorno de um site de compras coletivas em pouco tempo

Apesar da velocidade da Internet, o prazo de retorno do investimento em um projeto não é nada próximo ao imediato. Um produto ou serviço na Internet necessita de tempo para se firmar como marca confiável e conhecida, da mesma forma que acontece no mundo real. Achar que você vai montar um negócio na Internet e da noite para o dia vai ficar conhecido e com centenas de consumidores batendo a sua porta é uma grande ilusão. O Facebook não nasceu da noite para o dia e muito menos se tornou viável economicamente em pouco tempo. Branding se constrói com o tempo, oportunidades, atitudes e qualidade de serviço.

Terceira Ilusão – Sites de compras coletiva sem muito investimento

Essa foi talvez a ilusão que mais derrubou gente pelo caminho. Um site de compras coletivas exige sim um grande investimento. O principal deles é no que diz respeito ao marketing digital. Não se trata apenas de instalar o sistema em um provedor e pronto, a “roda da fortuna” começa a girar e jorrar milhões no caixa. O investimento em ferramentas de marketing online e pessoal qualificado para gestão e análise de resultados é bastante elevado. Não se cria uma campanha no Google AdWords ou Facebook Ads simplesmente “bolando” um texto para o anúncio. Não se faz uma campanha de e-mail marketing simplesmente disparando milhares de mensagens a esmo. Tudo isso tem uma técnica bastante sofisticada e exige pessoal altamente qualificado. O custo de divulgação de um site de compras coletivas é sem dúvida alguma o maior investimento neste tipo de negócio.

Quarta Ilusão – Ganhar dinheiro fácil na Internet

Essa é a maior de todas as ilusões relativas aos negócios online. Não existe dinheiro fácil na Internet. O mercado está cada vez mais competitivo e técnico. Pela própria característica de velocidade dos negócios digitais, o empreendedor online talvez tenha atualmente muito mais trabalho que o empreendedor tradicional no meio físico. O e-commerce brasileiro está em um processo acelerado de amadurecimento que exige dos participantes cada vez mais profissionalismo e capacitação. Não existe mais espaço para o site feito pelo “sobrinho que mexe com Internet” e administrado pela “menina da contabilidade que sabe MSN”. A Internet é sem dúvida um ótimo setor para investimento, mas certamente não é um lugar onde o dinheiro vem fácil. Que o digam as garrafas de café!

Concluindo e acordando

O setor de compras coletivas ainda é um segmento do e-commerce que oferece ótimas oportunidades, mas passa por um momento de acomodação de mercado em função da euforia inicial causada pela falsa idéia de que finalmente haviam descoberto uma forma fácil, rápida e barata de se ganhar dinheiro. Agora é a vez dos empreendedores de longo prazo, com projetos alicerçados em premissas realistas e cenários realistas.

Semana que vem a gente discute novas perspectivas para esse mercado, como novas modelagens de negócios e algumas variantes que já estão surgindo e prometem dar um novo fôlego ao mercado no segundo semestre.

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