Redes sociais desempenham papel cada vez mais importante para o varejo
As vendas do varejo realizadas através de redes sociais excedeu o tráfego a sites de varejistas guiados por redes sociais, indicando que os “visitantes sociais” de varejo são bastante propensos a realizarem compras online, segundo o estudo intitulado “Online Retail Holiday Readiness Report” realizado pela IBM Coremetrics. Menos de 1,25% dos visitantes de sites de varejo em abril de 2011 foram guiados através de redes sociais, enquanto 1,75% das vendas do varejo foram realizadas através de clientes operando em alguma destas redes.
Enquanto o tráfego direcionado a sites de varejo oriundo de redes sociais apresentou um aumento estável desde 2010, as vendas realizadas através deste sites passou de 1% verificado em dezembro para pouco mais de 1,25% em janeiro, caindo para cerca de 1% em fevereiro e iniciar um processo acelerado de crescimento em março de 2011.
Crescem as vendas de tráfego guiado por dispositivos móveis
Durante o período abarcado pelo relatório da IBM Coremetrix (de outubro de 2010 a abril de 2011), a parcela do total das vendas do varejo correspondentes as vendas móveis praticamente dobraram, indo de 3,4% para 6,5%. O tráfego nos sites de varejo direcionados por dispositivos móveis cresceram perto de 60% neste período, passando de pouco menos de 5% para 8%.
Visitantes sociais tem o dobro da taxa de média de conversão
Visitantes oriundos de redes sociais tem mais que o dobro de propensão que a média geral de taxas de conversão (10,7% comparados a 5,2%). A análise da IBM Coremetrics indica que muitos destes visitantes são bastante suscetíveis a responder a ofertas, mesmo tendo taxas de bounce(rejeição) (62,8%) altas e com tempo de permanência no site (3,26 minutos em média) baixo.
Usuários móveis tem baixo engajamento.
Usuários móveis são menos engajados que a população em geral, com menos visualizações de páginas, menos tempo de permanência em sites e altas taxas de rejeição. A IBM Coremetrics afirma que, embora estes números não sejam surpreendentes, eles ressaltam a necessidade dos varejistas monitorarem e aperfeiçoarem as experiências dos usuários móveis.
Shop.org: Redes Sociais oferecem possibilidades monetárias
Redes sociais populares como o Facebook e o Twitter podem oferecer aos varejistas grandes possibilidade de monetizar a sua presença nestes sites, de acordo com pesquisa de abril de 2011 conduzida pelo Shop.org, comScore e Social Shopping Labs.
Resultados do estudo “2011 Social Shopping Survey” indicam que 67% dos usuários do Twitter dizem que um post os incentivou a clicar em um link para entrar em algum website, assim como 57% dos usuários do Facebook. Além disso, cerca de 90% dos usuários de blogs de varejistas clicaram para entrar em algum site.
Sobre os dados: Os dados deste relatório foram baseados no Coremetrics Benchmark, que coleta dados contendo os resultados em termos de marketing e comércio de mais de 500 varejistas americanos.
Categoria: Pesquisas
Nao vi resposta na materia… Ela só analisa a taxa de direcionamento para sites. Não compara com “carrinhos de compra” dentro da rede social…
è a minha loja apesar de pequena, minhas vendas cresceram mais de 75% só no dias das crianças atravez de indicações de produtos atravez das redes sociais….
Muito boa a matéria, é impressionante sim o impacto que as Redes Sociais bem trabalhada pode trazer ao site de e-comerce.
Boa tarde, desculpem a minha arrogância, devo estar interpretando de forma errada, mas as informações contidas principalmente no início deste texto parecem entrar em contradição com o título.
“Menos de 1,25% dos visitantes de sites de varejo em abril de 2011 foram guiados através de redes sociais, enquanto 1,75% das vendas do varejo foram realizadas através de clientes operando em alguma destas redes.”
A continuação desta introdução reafirma dizendo que o trafego de visitantes vem aumentando sem as redes sociais enquanto que o trafego oriundo de redes sociais possui uma taxa bastante reduzida.
Num segundo momento [4º parágrafo] explica-se que, apesar das altas taxas de conversão do visitante social em sites de varejo, estes visitantes dificilmente aderem à oferta.
Somente no final do artigo as informações parecem estar a favor da afirmação que entitula o artigo, contradizendo assim, tudo que acabou de ser dito.
Será que dá para o autor se decidir? Ou então me mande uma explicação, por favor, pois fiquei um tanto confuso. Grato.
Gabriel Ribeiro, estudante de Gestão de Turismo.
Nos adoramos não ter resposta…
Olá Gabriel
Obrigado pelo comentário
O título e os resultados apresentados na matéria afirmam que o volume de visitantes a lojas online de varejo direcionado por redes sociais chegou a 1,25%, enquanto os usuários de sites como o Facebook que adquiriu ao menos um produto de varejistas nestes ambientes aumentou 1,75%, o que mostra que os usuários de redes sociais preferem realizar compras diretamente nestes sites colaborativos, ao invés de finalizar a compra na plataforma da empresa.
Note que no segundo parágrafo a matéria afirma que apesar de o tráfego apresentar um crescimento estável, as vendas realizadas através de redes sociais registraram um incremento acelerado no mês de março. Então, se há crescimento do tráfego e das vendas do varejo em redes sociais, logo, elas “desempenham papel cada vez mais importante”.
Em relação ao quarto parágrafo, ele afirma exatamente o oposto. “Visitantes oriundos de redes sociais tem mais que o dobro de propensão que a média geral de taxas de conversão.” O que quer dizer que as mídias sociais apresentam desempenho superior a outros canais digitais em relação a conversão de vendas, segundo o estudo. “A análise da IBM Coremetrics indica que muitos destes visitantes são bastante suscetíveis a responder a ofertas”. Você colocou que “estes visitantes dificilmente aderem à oferta”.
Espero ter respondido a todas suas dúvidas
Abraço.