Redes sociais desempenham papel cada vez mais importante para o varejo

| 20/10/2011 - 15:07 PM | Comentários (6)

As vendas do varejo realizadas através de redes sociais excedeu o tráfego a sites de varejistas guiados por redes sociais, indicando que os “visitantes sociais” de varejo são bastante propensos a realizarem compras online, segundo o estudo intitulado “Online Retail Holiday Readiness Report” realizado pela IBM Coremetrics. Menos de 1,25% dos visitantes de sites de varejo em abril de 2011 foram guiados através de redes sociais, enquanto 1,75% das vendas do varejo foram realizadas através de clientes operando em alguma destas redes.

Enquanto o tráfego direcionado a sites de varejo oriundo de redes sociais apresentou um aumento estável desde 2010, as vendas realizadas através deste sites passou de 1% verificado em dezembro para pouco mais de 1,25% em janeiro, caindo para cerca de 1% em fevereiro e iniciar um processo acelerado de crescimento em março de 2011.

Crescem as vendas de tráfego guiado por dispositivos móveis

Durante o período abarcado pelo relatório da IBM Coremetrix (de outubro de 2010 a abril de 2011), a parcela do total das vendas do varejo correspondentes as vendas móveis praticamente dobraram, indo de 3,4% para 6,5%. O tráfego nos sites de varejo direcionados por dispositivos móveis cresceram perto de 60% neste período, passando de pouco menos de 5% para 8%.

Visitantes sociais tem o dobro da taxa de média de conversão

Visitantes oriundos de redes sociais tem mais que o dobro de propensão que a média geral de taxas de conversão (10,7% comparados a 5,2%). A análise da IBM Coremetrics indica que muitos destes visitantes são bastante suscetíveis a responder a ofertas, mesmo tendo taxas de bounce(rejeição) (62,8%) altas e com tempo de permanência no site (3,26 minutos em média)  baixo.

Usuários móveis tem baixo engajamento.

Usuários móveis são menos engajados que a população em geral, com menos visualizações de páginas, menos tempo de permanência em sites e altas taxas de rejeição. A IBM Coremetrics afirma que, embora estes números não sejam surpreendentes, eles ressaltam a necessidade dos varejistas monitorarem e aperfeiçoarem as experiências dos usuários móveis.

Shop.org: Redes Sociais oferecem possibilidades monetárias

Redes sociais populares como o Facebook e o Twitter podem oferecer aos varejistas grandes possibilidade de monetizar a sua presença nestes sites, de acordo com pesquisa de abril de 2011 conduzida pelo Shop.org, comScore e Social Shopping Labs.

Resultados do estudo “2011 Social Shopping Survey” indicam que 67% dos usuários do Twitter dizem que um post os incentivou a clicar em um link para entrar em algum  website, assim como 57% dos usuários do Facebook. Além disso, cerca de 90% dos usuários de blogs de varejistas clicaram para entrar em algum site.

Sobre os dados: Os dados deste relatório foram baseados no Coremetrics Benchmark, que coleta dados contendo os resultados em termos de marketing e comércio de mais de 500 varejistas americanos.

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Categoria: Pesquisas

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Comentário (6)

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  1. Fulano disse:

    Nao vi resposta na materia… Ela só analisa a taxa de direcionamento para sites. Não compara com “carrinhos de compra” dentro da rede social…

  2. Gabriel disse:

    è a minha loja apesar de pequena, minhas vendas cresceram mais de 75% só no dias das crianças atravez de indicações de produtos atravez das redes sociais….

  3. Ana Carla Cunha - Gestão em redes sociais disse:

    Muito boa a matéria, é impressionante sim o impacto que as Redes Sociais bem trabalhada pode trazer ao site de e-comerce.

  4. Gabriel Ribeiro disse:

    Boa tarde, desculpem a minha arrogância, devo estar interpretando de forma errada, mas as informações contidas principalmente no início deste texto parecem entrar em contradição com o título.

    “Menos de 1,25% dos visitantes de sites de varejo em abril de 2011 foram guiados através de redes sociais, enquanto 1,75% das vendas do varejo foram realizadas através de clientes operando em alguma destas redes.”

    A continuação desta introdução reafirma dizendo que o trafego de visitantes vem aumentando sem as redes sociais enquanto que o trafego oriundo de redes sociais possui uma taxa bastante reduzida.
    Num segundo momento [4º parágrafo] explica-se que, apesar das altas taxas de conversão do visitante social em sites de varejo, estes visitantes dificilmente aderem à oferta.

    Somente no final do artigo as informações parecem estar a favor da afirmação que entitula o artigo, contradizendo assim, tudo que acabou de ser dito.

    Será que dá para o autor se decidir? Ou então me mande uma explicação, por favor, pois fiquei um tanto confuso. Grato.

    Gabriel Ribeiro, estudante de Gestão de Turismo.

    • Gabriel Ribeiro disse:

      Nos adoramos não ter resposta…

    • E-Commerce News disse:

      Olá Gabriel

      Obrigado pelo comentário

      O título e os resultados apresentados na matéria afirmam que o volume de visitantes a lojas online de varejo direcionado por redes sociais chegou a 1,25%, enquanto os usuários de sites como o Facebook que adquiriu ao menos um produto de varejistas nestes ambientes aumentou 1,75%, o que mostra que os usuários de redes sociais preferem realizar compras diretamente nestes sites colaborativos, ao invés de finalizar a compra na plataforma da empresa.

      Note que no segundo parágrafo a matéria afirma que apesar de o tráfego apresentar um crescimento estável, as vendas realizadas através de redes sociais registraram um incremento acelerado no mês de março. Então, se há crescimento do tráfego e das vendas do varejo em redes sociais, logo, elas “desempenham papel cada vez mais importante”.

      Em relação ao quarto parágrafo, ele afirma exatamente o oposto. “Visitantes oriundos de redes sociais tem mais que o dobro de propensão que a média geral de taxas de conversão.” O que quer dizer que as mídias sociais apresentam desempenho superior a outros canais digitais em relação a conversão de vendas, segundo o estudo. “A análise da IBM Coremetrics indica que muitos destes visitantes são bastante suscetíveis a responder a ofertas”. Você colocou que “estes visitantes dificilmente aderem à oferta”.

      Espero ter respondido a todas suas dúvidas

      Abraço.

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