Ensinamentos do China-Commerce

| 14/02/2012 - 11:13 AM | Comentários (2)

Em recente artigo foi realizada uma comparação do panorama de mercado do comércio eletrônico entre o Brazil e a China (aqui), fica claro as similaridades entre os mercados emergentes, mesmo que os números sejam discrepantes no quesito quantidade, porém na proporcionalidade mantém praticamente a mesma se tratando de percentuais pessoas atingidas e taxas de crescimento geral.

Mas existe uma particularidade que os chineses trabalham que é pouco explorada pelas lojas brasileiras, que é a opção “Cash on Delivery Payments”, em tradução livre quer dizer, opção de pagamento no ato da entrega.

Como as características de logística são muito parecidas entre esses dois países continentais, a utilização desse método pode facilitar em alguns aspectos, entre os principais estão:Eliminação das barreiras de desconfiança nas compras online

  • Agilidade no processo de troca e aceitação definitiva do produto
  • Entregas mais rápida nas áreas atendidas pelo método de pagamento
  • Criação de vínculos maiores entre o lojista e o cliente
  • Aumento da fidelização por conta da prestação de serviço personalizada

Para que seja possível por aqui, as plataformas de lojas virtuais devem estar preparadas para: primeiramente restringir os destinos de vendas da loja virtual que utilizaram esse método de pagamento, num segundo momento, facilitar o processo de finalização de pedido (checkout) para agilizar as solicitações de compra de forma mais rápida e simples, por fim oferecer condições especiais para esse público. Um exemplo de plataforma que já está preparada é Orçamento NET (www.queroumalojavirtual.com.br) que incorpora essas funcionalidades.

Outra vantagem desse modelo de pagamento é a inclusão de outros produtos ou serviços não comercializáveis da forma tradicional, porque ainda as maiorias das ofertas são de produtos industrializados, dessa forma será possível a venda de serviços. Com o desenvolvimento do comércio eletrônico móvel, cada vez mais as empresas de uma forma geral terão que iniciar seus processos de vendas online, garantindo mais comodidade e facilidade para os clientes, independente do tipo de produto ou serviço oferecido.

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Categoria: Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo E-commerce (www.mundoecommerce.com.br). Atualmente como Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (2)

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  1. uilsongama disse:

    Quero parabenizar o Marcelo Goberto,sobre este excêlente post. Como sempre esta a nossa frente a China,sempre com inovações e proporcionando comodidade e confiabilidade para os seus clientes.

    Esta nova ideia de fidelizar os clientes com o sistema de pagamento somente no ato da entrega ,isto é excelente.

    Muitos clientes que fazem compras online,deixam de concretizar as suas compras devido a insegurança de não saber se vão ou não receber a mercadoria.

    Com toda a serteza assim que for possivel vou empregar este sistema em meus negócios.

    • Marcelo Goberto de Azevedo disse:

      Uilson obrigado pelo elogios.

      Também acredito que essa novidade seja muito pertinente para os negócios virtuais, afinal de contas as pessoas são físicas e a melhor transação é que atinge múltiplos canais.

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