Ensinamentos do China-Commerce
Em recente artigo foi realizada uma comparação do panorama de mercado do comércio eletrônico entre o Brazil e a China (aqui), fica claro as similaridades entre os mercados emergentes, mesmo que os números sejam discrepantes no quesito quantidade, porém na proporcionalidade mantém praticamente a mesma se tratando de percentuais pessoas atingidas e taxas de crescimento geral.
Mas existe uma particularidade que os chineses trabalham que é pouco explorada pelas lojas brasileiras, que é a opção “Cash on Delivery Payments”, em tradução livre quer dizer, opção de pagamento no ato da entrega.
Como as características de logística são muito parecidas entre esses dois países continentais, a utilização desse método pode facilitar em alguns aspectos, entre os principais estão:Eliminação das barreiras de desconfiança nas compras online
- Agilidade no processo de troca e aceitação definitiva do produto
- Entregas mais rápida nas áreas atendidas pelo método de pagamento
- Criação de vínculos maiores entre o lojista e o cliente
- Aumento da fidelização por conta da prestação de serviço personalizada
Para que seja possível por aqui, as plataformas de lojas virtuais devem estar preparadas para: primeiramente restringir os destinos de vendas da loja virtual que utilizaram esse método de pagamento, num segundo momento, facilitar o processo de finalização de pedido (checkout) para agilizar as solicitações de compra de forma mais rápida e simples, por fim oferecer condições especiais para esse público. Um exemplo de plataforma que já está preparada é Orçamento NET (www.queroumalojavirtual.com.br) que incorpora essas funcionalidades.
Outra vantagem desse modelo de pagamento é a inclusão de outros produtos ou serviços não comercializáveis da forma tradicional, porque ainda as maiorias das ofertas são de produtos industrializados, dessa forma será possível a venda de serviços. Com o desenvolvimento do comércio eletrônico móvel, cada vez mais as empresas de uma forma geral terão que iniciar seus processos de vendas online, garantindo mais comodidade e facilidade para os clientes, independente do tipo de produto ou serviço oferecido.
Categoria: Cases
Quero parabenizar o Marcelo Goberto,sobre este excêlente post. Como sempre esta a nossa frente a China,sempre com inovações e proporcionando comodidade e confiabilidade para os seus clientes.
Esta nova ideia de fidelizar os clientes com o sistema de pagamento somente no ato da entrega ,isto é excelente.
Muitos clientes que fazem compras online,deixam de concretizar as suas compras devido a insegurança de não saber se vão ou não receber a mercadoria.
Com toda a serteza assim que for possivel vou empregar este sistema em meus negócios.
Uilson obrigado pelo elogios.
Também acredito que essa novidade seja muito pertinente para os negócios virtuais, afinal de contas as pessoas são físicas e a melhor transação é que atinge múltiplos canais.