O e-commerce e a educação no Brasil

| 29/05/2014 - 07:45 AM | Comentários (0)

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Segundo o relatório Webshoppers, do E-Bit, o Brasil passará dos 50 milhões de consumidores online em 2014, o que irá gerar um faturamento acima de R$ 34 bilhões em vendas virtuais. Mesmo assim, a constatação é de que há muito espaço para crescer, tendo em vista que o Brasil passará dos 110 milhões de internautas neste ano. Portanto, existe mercado, mas o que falta são profissionais qualificados para tocar o dia a dia das operações.

Em pesquisas com grandes diretores e gestores de e-commerce no país percebemos que existe muita gente com vontade de trabalhar, mas sem qualquer bagagem teórica e prática para crescerem no setor. A sensação é de que o país possui diamantes que precisam ser lapidados. Muitos que trabalham no e-commerce estão no ramo por paixão à Internet e pelo dinamismo, acreditando que campanha de e-mail e marketing e produtos do Google resolveriam os problemas das marcas. Porém, o que temos visto é que apenas boa vontade não é suficiente para crescer. É preciso ter conhecimento e ser diferenciado na área.

Por conta disso, cursos de pós-graduação começam a surgir para dar conta dessa demanda cada vez mais crescente. Os mais indicados são aqueles que possuem professores que apresentam novas tendências do mercado. Afinal de contas, o básico muitos já sabem. Mas com profissionais qualificados no corpo docente é possível mostrar o que dá certo através do compartilhamento de experiências e do debate com alunos. As grades curriculares precisam trazer temas que atendam as dúvidas e anseios do próprio comércio eletrônico. É necessário ficar no meio-termo: enquanto metade das aulas expõem problemas, a outra metade discute soluções.

Dessa forma, é preciso abandonar o conceito de “aula-palestra”, onde apenas o professor fala e o aluno só ouve. Este método já está ultrapassado, ainda mais em um tema tão dinâmico quanto o varejo virtual. O ideal é buscar cursos com “aulas-consultorias”, onde o docente ensina compartilhando experiência e históricos de sucesso, mostrando ao aluno como resolver problemas diários.

Para formarmos excelentes profissionais de e-commerce, os cursos de MBA não devem levar apenas conteúdo aos alunos. É necessário transformá-lo em um verdadeiro gestor capacitado. Assim, ele consegue operar qualquer loja virtual – desde as maiores, com grandes operações, e até mesmo as menores, promovendo o empreendedorismo existente no empresário virtual brasileiro.

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Categoria: Cases

Sobre Felipe Morais: Felipe Morais é especialista e autor do livro Planejamento Estratégico Digital. Professor de Pós-Graudação e MBA nas áreas de Marketing Digital e E-commerce. Coordenador do MBA de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Já atuou em empresas como NeogamaBBH, Nova.com, Tesla, TV1.com e Salles Chemestri atendendo clientes como Bradesco, HSBC, Caixa, Chevrolet, Coca-Cola, Vivo, Pirelli e Mercedes-Benz. Atualmente é Gerente de Marketing e E-commerce da Giuliana Flores. Palestrante, consultor e autor do Blog do Planejamento Estratégico digital (plannerfelipemorais.blogspot.com). Diretor de Novas Mídias da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

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