O primeiro passo rumo às nuvens

| 12/02/2010 - 23:22 PM | Comentários (0)

A SolidWorks revelou o primeiro passo da empresa rumo à criação de uma versão da sua solução de CAD 3D disponível via cloud computing nesta quarta-feira, 03, durante a última sessão do SolidWorks World 2010, que acontece em Anaheim, Califórnia.

O lançamento é o SolidWorks Data Sharing, uma solução que permite aos usuários do software compartilhar seus projetos e se comunicar online com outros usuários dentro do software de CAD, em uma plataforma muito similar à de serviços como Facebook e MSN.

A novidade – que deve estar disponível até o final do ano por um preço ainda não definido – é encarada como um marco na história da SolidWorks por executivos da companhia.

“Estamos no mesmo ponto de inflexão que passamos ao decidir oferecer o software para Windows, em 1995″, comenta Jeff Ray, CEO da multinacional.

De acordo com Ray, o foco da solução são pequenas empresas que não possuem recursos para adquirir uma solução de gerenciamento de documentos de produto (PDM, na sigla em inglês) e baseiam seu fluxo de trabalhos na troca de e-mails, base de dados e FTP, gerando multiplicação de documentos e problemas na hora de migrar versões.

A novidade é baseada nas funcionalidades da ferramenta de PDM da Enovia, outra das marcas da Dassault Systemes, conglomerado francês que adquiriu a SolidWorks em 1997.

Por meio do site, grupos de engenheiros podem trabalhar sobre arquivos únicos armazenados na Internet a partir de seus softwares de CAD. Os projetos podem ser visualizados e parcialmente alterados online via browser em PCs, celulares em outras plataformas.

“Outras funcionalidades do Enovia, como gestão de compliance, em breve também estarão disponíveis na nuvem”, revelou Ray, adiantando que o objetivo é ter toda a solução online em um prazo não definido.

Deve ser criada, ainda, uma loja ao estilo da AppStore, na qual fornecedores de soluções complementares poderão oferecer seus produtos.

Não foi comunicado se a  novidade envolverá mudanças no modelo de vendas da SolidWorks, que faz 100% das suas vendas via canal – 12 deles no Brasil.

Na segunda, 01, a SolidWorks surpreendeu mostrando um protótipo da íntegra da solução de CAD online, desenvolvida em segredo nos últimos três anos.

O software rodou via browser em um netbook, um Macintosh e em uma máquina baseada em touch screen.

Jon Hirschtick, fundador da SolidWorks atualmente no conselho de administração da companhia e autoridade reconhecida na área de CAD, prevê o sucesso do lançamento de uma solução online completa em dois anos.

Para Hirschtick, pode demorar outros 10 anos para que número de licenças via Internet seja superior ao de softwares instalados localmente. Hoje, existem 1 milhão de softwares SolidWorks licenciados em todo mundo.

Dona de um software complexo e atuando em um ramo que tradicionalmente está entre os últimos a embarcar em novas tendências tecnológicas, a SolidWorks é, até o momento, a primeira empresa de CAD a prometer uma solução 100% online.

A novidade é uma prova da força do modelo de negócios baseado em computação em nuvem, que de acordo com o Gartner deve chegar a US$ 150 bilhões em 2013, três vezes mais do que o registrado em 2008.

“O fator econômico é determinante”, avalia Ray. “Enquanto outros departamentos usam soluções web mais baratas, a engenharia segue demandando mais máquinas e mais processamento quando precisa de mais licenças de CAD”, exemplifica o executivo americano.

Para Ray, nem mesmo a preocupação com a segurança – em muitas empresas, arquivos CAD contêm propriedade intelectual protegida a sete chaves – conseguirá deter o avanço do computação em nuvem.

“É uma questão de percepção. No final das contas, os arquivos não estão mais protegidos nas empresas do que estão na nuvem”, defende o CEO, citando o caso de um ex-funcionário da companhia na Índia que gravou o código fonte do software em um pen drive.

Maurício Renner participa do SolidWorks World 2010 em Anaheim à convite da SolidWorks e escreve as matérias em um notebook HP Compaq 2510p cedido pela HervalTech.

Tags: ,

Categoria: Cases

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.