Seus dados móveis estão realmente seguros?
Se você imagina que existam mais de um milhão de aplicativos disponíveis para serem baixados em seu celular, você está certo.
Baixar aplicativos já se tornou um ritmo frequente na vida dos brasileiros. Porém o que muitos não sabem é que nossos aplicativos favoritos podem ser grandes culpados com relação à segurança de nossos dados.
Com esse crescimento contínuo, os aplicativos tornaram-se mais atrativos aos supostos crackers. Esse “serviço” já é bastante popular e tem tido um aumento considerável em ataques, perda de dados e vulnerabilidades.
Há aplicativos no mercado que apresentam problemas críticos de segurança móvel. Usuários de dispositivos assumem que os apps são seguros, mas na verdade não te protegem contra possíveis invasões de cibercriminosos. Portanto, é importante ficar atento.
Os desenvolveres de aplicativos normalmente se preocupam mais em oferecer um produto vantajoso, atraente e criativo, mas acabam não desenvolvendo a segurança necessária aos seus usuários. Muitos aplicativos disponibilizados não contam com conexões seguras e isso possibilita condições perfeitas para ataques.
Sem que você saiba, os aplicativos vazam informações e comprometem o sigilo de seus dados, tais como: senhas, nomes de usuários, e-mails, contatos, mensagens, vídeos, fotos, conversas, dados bancários, localização. Basicamente todas as informações sensíveis contidas em seu celular.
Supostos crackers alteram o código do aplicativo e acrescentam funções adicionais maliciosas que infectam os aparelhos e coletam todos os dados pessoais do usuário que instalou o aplicativo, tornando-os vuneráveis a ataques direcionados.
Essas aplicações móveis parecem ser legítimas, mas muitas vezes abrigam milhares de “malwares” ocultos que podem fraudar empresas, extrair informações e todos os dados de funcionários, senhas, conversas, contratos, finanças, etc. Uma vez que os cibercriminosos obtêm todas as informações da empresa, eles podem fazer praticamente qualquer coisa com os dados obtidos.
Segundo um relatório de ameaças do McAfee Labs houve um aumento de 49% de malwares móveis no primeiro trimestre de 2015, quando comparado ao trimestre anterior. Atualmente, o número de malwares para dispositivos móveis é de quase 7 milhões.
As ameaças em dispositivos móveis estão se tornando cada vez mais comum, especialmente através de aplicativos. Os aplicativos de celular já fazem parte do nosso cotidiano. O tempo todo utilizamos nosso celular, seja para mandar mensagens, tirar fotos, acessar o nosso banco ou olhar e-mails.
Portanto, proteja-se desses ataques, preocupe-se com possíveis vazamentos de dados sigilosos contidos em seu dispositivo.
Para o usuário comum: informe-se a respeito de soluções de segurança para aplicativos de celular (não confundir com anti vírus).
Para o usuário corporativo: consulte seu gestor de segurança a respeito de soluções de mercado, para segurança de aplicativos em celular.
Categoria: Cases