Download de aplicativos alcança 200 bilhões de usuários e pode se tornar ameaça na exposição de dados pessoais
De acordo com a Trend Micro – empresa especializada na defesa de ameaças digitais e segurança na era da nuvem – com o alcance e o crescimento rápido de aplicativos, questões como privacidade de dados estão se transformando em uma grande preocupação.
Em 2015, um estudo mostrou como a adoção do smartphone cresceu em uma escala global. O número de usuários ultrapassou a marca de 2 bilhões, com downloads de aplicativos móveis perto de 200 bilhões.
Pode- se dizer que os aplicativos móveis agora se transformaram em uma nova fronteira do cibercrime e os golpes não estão limitados ao malware usual. A questão mais alarmante é como os usuários se tornaram cúmplices voluntários do abuso, especialmente quando se trata de informações pessoais.
O Uber, aplicativo de caronas compartilhadas, teve que pagar uma multa de $20.000 dólares em Nova York, depois da investigação de um incidente em 2014, que expôs informações que incluíam nomes e números de licenças de mais de 50.000 motoristas atuais e antigos.
O fato que nem todos estão cientes são as condições estipuladas nas permissões dos aplicativos antes do acesso. As ferramentas e o suporte para proteger a privacidade estão disponíveis, mas desenvolver a mentalidade de segurança para permanecer a salvo das ameaças é fundamental.
- Veja se o aplicativo tem a opção “excluir” para selecionar quais dados você não quer que ele acesse;
- Verifique as permissões ou os dados que um aplicativo requer;
- O site PrivacyGrade.orgtem o objetivo de aumentar a conscientização sobre os dados que os usuários permitem que seus aplicativos utilizem. O endereço dá notas correspondentes aos aplicativos de redes sociais (Facebook, Instagram), de entretenimento e jogos (YouTube, Fruit Ninja);
- Fique atento em todas as condições compartilhadas pelos desenvolvedores antes de aceitá-las. Podem ser armadilhas para que você se torne uma vítima.
Categoria: Balanços