Você acredita que pode montar uma loja virtual sem gastar nada?
Bem, se a resposta for sim, desculpe, mas você está enganado ou então mal informado. No mundo virtual não existe nada grátis. Existem algumas propostas onde você não consegue identificar o custo, mas grátis mesmo, não existe. Dá para imaginar um negócio que movimenta muito dinheiro em uma hospedagem grátis? Que tipo de segurança teria esse provedor de hospedagem? Qual seria a garantia do cliente que compra nessa loja virtual? Vamos combinar uma coisa; Ou é experimental ou é sério, concorda? Pois bem, definido esse conceito básico, vamos passar a outras considerações. Vejamos então alguns mitos sobre o e-commerce grátis ou então o “projeto de e-commerce” que não vai “custar nada”.
Lojas open source são grátis
Meia verdade. Os códigos das loja virtuais open source são grátis, mas sua instalação e configuração deve ser feita por um profissional qualificado com um bom conhecimento de programação e isso, é claro custa dinheiro. Não adianta tentar improvisar chamando aquele “sobrinho que mexe com internet” porque a coisa não funciona. Uma boa instalação de um sistemas de comércio eletrônico de código aberto como, por exemplo, o Magento, requer profundos conhecimentos de programação e funcionamento na Web como um todo.
Existem modelos de layout grátis para minha loja virtual?
Outra meia verdade. Existem sim alguns templates – modelos de layout – grátis que podem ser aplicados a sua plataforma de e-commerce de código aberto, mas customizar esse layout é coisa para profissional. Depois que você faz o download da template, você certamente irá querer colocar a sua logo, um mote da loja, alterar algumas cores e talvez textos. Mais uma vez, para fazer isso você precisará de um programador para fazer todas estas alterações. Portanto, grátis é o código original, a customização custa dinheiro.
Profissionalismo é a ordem no e-commerce
Se você pensa em entrar no mundo do comércio eletrônico através de uma “porta mágica” oferecida por alguém que não tem comprometimento com o seu negócio e lhe oferece o caminho da prosperidade sem investir um único centavo, é bom passar a acreditar também em Papai Noel e Coelhinho da Páscoa. O comércio eletrônico atual exige profissionalismo e capacitação. Tentar montar uma loja virtual com soluções “meia boca” é simplesmente uma decisão estúpida e inconseqüente. O mercado está seletivo e profissionalizado e portanto, esse tipo de solução é o caminho certo para o fracasso e decepção em termos de empreendedorismo na Web.
A “Fada Madrinha” do marketing digital
Uma outra oferta sedutora é o Marketing a Custo Zero. Esse tipo de Fada Madrinha costuma aparecer para lhe vender a ilusão de que você pode se tornar um “Hit na Internet” sem gastar um único tostão. Essa Fada tenta lhe convencer que conseguir uma posição no topo das páginas de resposta do Google é coisa simples. É só SEO, diz a lenda. Na verdade, não é nada assim. SEO é coisa séria e exige treinamento e capacitação. Dizer que é fácil, é vender ilusão. Implementar um trabalho de SEO sério e responsável é uma garantia de resultados consistentes em termos de vendas e relacionamento com os seus clientes., mas exige investimentos e trabalho árduo. Isso a Fada Madrinha do Marketing Zero prefere não comentar, afinal de contas, a missão dela é vender ilusões.
Web Analytics
Interpretar o comportamento dos usuários em um site é ferramenta fundamental para o aperfeiçoamento de um e-commerce e verificação das ações em marketing digital. Ferramentas como o Google Analytics são gratuitas, mas a capacitação para interpretação dos mais de 80 indicadores que o GA oferece em sua configuração básica é trabalho para profissionais qualificados para tanto. Não é nenhum mistério reservado a poucos iniciados, mas exige obviamente treinamento adequado. Instalar o código de monitoramento do Google Analytics é uma coisa, compreender as informações que ele fornece é outra.
Conclusão
O comércio eletrônico não é nenhum “bicho de sete cabeças”, mas também não é tão simples quanto tentam as vezes passar. As oportunidades para os empreendedores sérios realmente existem no e-commerce, mas a capacitação e conhecimento do cenário empresarial em que se está ingressando, é fator determinante para qualquer negócio na Internet, principalmente os de sucesso.
Mas, se mesmo depois de tudo isso você acha que é possível montar uma loja virtual grátis, ou sem gastar nehum diheiro… Boa sorte.
Categoria: Cases
E uma loja virtual pronta, como aquela da UOL Host por exemplo, seria uma boa opção para iniciar?
Acredito que sim. A loja da UOL na verdade é uma Magento customizada para a UOL o que já lhe dá muita credibilidade em função do sistema utilizado e da hospedagem.
Um grande abraço
Alberto Valle
Curso de E-Commerce
http://www.cursodeecommerce.com.br
Se só seo não é o suficiente pra fazer sua loja se destacar no mercado então o que mais conta?
Pra que espaço pra coemntario se nao há dialogo com o leitor?
Eike,
você esta certo! :x haha
A otimização do site hoje em dia é fundamental, ainda mais se levar em conta a mudança do algorítimo de busca no Google, por exemplo.
“Tentar montar uma loja virtual com soluções “meia boca” é simplesmente uma decisão estúpida…” Exatamente. Me faz lembrar aquele velho ditado, a primeira impressão é a que fica. Para contornar o erro depois de concretizado será bem mais dispendioso, sem contar com inúmeros consumidores que irão ficar sempre com aquela “pulga atrás da orelha”.
Caro Alberto Valle, tenho algumas dúvidas. Foi comentado aqui sobre o Magento e o UOL Host. Teria mais algum que seria mais recomendado?
Quais deveriam ser evitados?
E sobre o Wix o que você diria?
Um forte abraço.
Poxa, o post é bem legal! Bem que o autor poderia responder as perguntas :D
A partir do momento que o empreendedor é capaz de fazer tudo isso que está dizendo no post, sim! É possível montar uma loja virtual a custo zero. Mas tempo é dinheiro!
Todas (ou quase) as informações pra se instalar as ferramentas grátis de e-commerce estão na vastidão de blogs sobre cada sistema, portanto não se pode ter preguiça, mas convenhamos o empreendedor que tem preguiça é conveniente que ele fracasse.
As opções gratuita de hospedagem é de fato preocupante uma vez que uma loja virtual precisa de bancos de dados e nem todas oferecem essa possibilidade (nem todas, mas existem) a questão aqui é a lentidão das hospedagem gratuita e a indisponibilidade do sistema.
Obrigado