Dicas para aumentar as vendas de sua loja virtual
Comunidades virtuais, links patrocinados, redes sociais, blogs, vídeos, podcasts. Os recursos para atrair visitantes à sua loja virtual nunca foram tantos e tão fáceis de usar. Mas, para as empresas que pretendem aumentar suas vendas pela rede, existe um desafio a mais: fazer com que as pessoas comprem efetivamente. A “taxa de conversão” — como é chamado o número de clientes que finalizam uma compra em relação ao total de visitantes da loja virtual— varia, em média, entre 0,5% e 5%, mas isso tem aumentado bastante em virtude da mudança de comportamento dos internautas e do aumento da credibilidade nas transações feitas através da Internet.“
DEFINA O PÚBLICO- ALVO
Faça campanhas dentro do nicho adequado.Não adianta atrair para a loja virtual visitantes que não sejam qualificados. É importante ter em mente quem representa o público-alvo da sua empresa na hora de traçar a estratégia de marketing e divulgação da loja virtual.
DIRECIONE OS CLIENTES
Se a sua loja virtual esta otimizada ou investe em links patrocinados é preciso direcionar os visitantes para converter as visitas em vendas. Pesquisas recentes indicaram que os consumidores não costumam navegar mais de dois ou três minutos procurando pelos produtos que desejam comprar. Por isso é importante remeter o usuário diretamente para a página onde o produto está disponível para venda.
FAÇA PROMOÇÕES SAZONAIS
Campanhas de descontos para pagamento à vista, compra conjunta, frete grátis são atrativos eficazes para influenciar a decisão de compra em sua loja virtual.
Não espere pelas oportunidades ocasionais oferecidas nas datas tradicionais como Natal, Páscoa, Dia das mães, pais e namorados. As vantagens oferecidas em promoções sazonais podem trazer resultados surpreendentes no faturamento mensal da empresa
DÊ DESTAQUE PARA O TELEFONE
Muitos consumidores procuram a empresa pelo telefone antes da efetivação da compra. O telefone colocado em lugar de destaque em sua loja virtual funciona como um apoio para as pessoas que não têm muita afinidade com a Internet. Para facilitar a vida desses clientes o telefone de contato deverá estar bem localizado na página principal da loja e também na página de cada produto.
AMPLIE AS FORMAS DE PAGAMENTO
Ter um preço compatível com a concorrência é fundamental para fazer sucesso na internet. Depósito bancário, transferências e boletos são alternativas valorizadas pelos consumidores e mais vantajosas para os comerciantes. Apesar da maior parte das transações serem feitas com cartões de crédito, as chances de fechar bons negócios em sua loja virtual aumentam com a oferta de diferentes formas de pagamento.
TENHA UM CHAT ON-LINE
O atendimento personalizado feito através de um chat online pode ajudar muito a aumentar as vendas e fazer a diferença para alguém que pode estar em um lugar distante ou que precise de maiores informações sobre o produto ou sobre o funcionamento do sistema de vendas da loja virtual.
SEJA SIMPLES E DIRETO
As páginas de compra devem ser fáceis de usar. As pesquisas indicam que mais de metade das compras são abandonadas durante o processo de finalização. Por isso, evite pedir informações desnecessárias na hora do cadastro e deixe claro ao consumidor a duração do processo, desde a finalização do pedido até a entrega.
FAÇA VÍDEOS DE DEMONSTRAÇÃO
Se os consumidores não podem tocar o produto ou não sabem como sua empresa trabalha, demonstre. Grave um vídeo mostrando com detalhes o processo de compra até a entrega do produto. As imagens passam credibilidade. Mostre ao consumidor como comprar em sua loja virtual e como o produto vai chegar à casa dele.
INVISTA EM SEGURANÇA
O consumidor precisa de confiança para efetuar a compra.Se a sua empresa ainda não tem uma marca conhecida, com clientes fidelizados é fundamental oferecer um ambiente seguro aos consumidores, pois eles fazem questão de comprar em lojas com ‘cadeado virtual’ e selos que atestem a segurança.
Os selos de segurança de consultorias especializadas exigem bastante investimento, mas para o consumidor que não conhece a marca, a segurança faz muita diferença.
FAÇA UMA NEWSLETTER
Para vender mais, nada melhor que uma clientela fiel à sua marca. E uma newsletter, com ofertas e promoções exclusivas, pode aumentar a credibilidade da loja virtual e se tornar uma grande aliada na fidelização e no relacionamento ativo com os clientes.
CRIE UM ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS
Os usuários da web consideram a opinião de outros clientes de uma loja virtual muito importante na hora de definir onde comprar, pois em um ambiente virtual não existe contato pessoal e, por isso, as pessoas ficam inseguras. Então, nada melhor que disponibilizar ao visitante o depoimento dos consumidores da sua loja virtual.
Fonte: fastcompras
Exelente artigo, Parabéns! vou implantar seus conselhos na minha loja.